Blog POPLOAD

Radiohead, Beto Guedes e o 11 de setembro de 2001, o dia em que…

Lúcio Ribeiro

* Na internet, nos jornais, revistas, TV, rádio, seja aqui no Brasil ou na China, todo mundo está lembrando os dez anos do 11 de Setembro de 2001, o dia em que os EUA sofreram os maiores atentados terroristas da história. Só em Nova York, as colossais torres gêmeas do World Trade Center foram ao chão depois de serem penetradas por dois aviões comerciais. Quatro aviões de passageiros foram utilizados no coordenado ataque suicida. Perto de 3 mil pessoas morreram. Para quem viveu aquele dia sinistro, e os que se seguiram, o mundo parecia que ia acabar.

Nesta aproximação do aniversário macabro de dez anos, a pergunta que mais se faz é: onde você estava em 11 de setembro de 2001, quando ocorreram os ataques terroristas? Vou responder aqui, via Popload, onde três pessoas em especiais estavam naquele fatídico dia: eu, o Thom Yorke e o Beto Guedes.

* Eu: na manhã dos atentados eu estava formatando meu computador novo exatamente para ir naquela noite, de avião, para… Nova York. Tinha uma passagem para NYC exatamente no dia 11 de setembro. Pelo que eu me lembro, a idéia da viagem era cobrir o festival CMJ, que começaria dia 13. Naquele ano ia ter Strokes e Coldplay tocando em clubinho. Obviamente tudo foi cancelado: meu vôo, o festival. Só consegui voar para NYC e reutilizar meu bilhete um mês depois.

* Thom Yorke: Acho que 99,9% dos eventos culturais daquele dia devem ter sido cancelados no planeta todo. Mas conheço dois que não foram. E o Radiohead, estranhamente, foi um deles. A banda cumpriu seu concerto marcado para Berlin. Li tempos depois relatos que diziam ter sido um dos shows mais ''nuvem negra'', melancólico da história do pop. A banda nem queria fazer a apresentação, mas se dirigiu ao local do show para ver se o público que comprou ingresso iria aparecer ao parque Wulheide. Cerca de 13 mil pessoas foram. Então o Radiohead, em respeito aos fãs, decidiu tocar (veja foto do show, acima). Esse ''Radiohead ao vivo no 11 de setembro'' tem na internet, inteiro. As únicas vezes que Thom Yorke se dirigiu à platéia, foi para falar do atentado terrorista: “I’m trying not to say anything. I mean, what the fuck are you going to say after today? There’s absolutely nothing to say”, disse no começo do show. Depois, perto do fim do show: “So who here doesn’t know about it? Everybody knows what I’m talking about? Don’t know what I’m talking about? Know about the airplanes in America?… (aí ele conta a história toda dos atentados)… That’s why things are little bit mute tonight. I’m sorry about that. This is called ‘Paranoid Android'…''. Confira no áudio abaixo. E tocou talvez seu maior hit. Antes da última música da noite, ''Street Spirit'', Yorke pronunciou suas últimas palavras no show: ''Essa música vai esperando que o George Bush não declare a 3ª Guerra Mundial''.

* Beto Guedes: Essa eu lembro de ter sido avisado por um leitor, via email, e não acreditado. Beto Guedes tocou na noite de 11 de setembro em Belo Horizonte. Bom, se o Radiohead pôde… O menino que me avisou jurava. E eu não acreditando. Aí o rapaz falou: ''Minha mãe estava naquele show. Ela era uma das bailarinas no palco…'' Beto Guedes não desmarcou o desanimado show no terrível dia para a humanidade porque estava tudo armado para as gravações de seu DVD. Pensa, o Clube da Esquina estava chegando ao DVD e não era um ataque terrorista lááá nos EUA que ia atrapalhar isso. Detalhe: o Milton Nascimento e o Jota Quest foram lá cantar como convidados especiais. Haha.

Tempos depois recebi o DVD, na redação da Folha. Tinha uma música nele chamada ''Dias Assim'', hahaha. Na contracapa do produto, uma nota aos fãs: ''O DVD é um perfeito registro da obra de Beto Guedes e de toda mensagem de paz de suas músicas, coincidentemente gravado no dia do maior atentado terrorista da história''.