Blog POPLOAD

Semana “NEVERMIND”: hoje um nirvana toca “Smells like Teen Spirit”

Lúcio Ribeiro

>>>

* Popload em Seattle.

* O texto abaixo é uma reprodução do que está sendo publicado hoje na ''Folha de S.Paulo''. Saiu mais ou menos assim:

* Não era dele a famosa voz estridente, nem a guitarra barulhenta que mudou o rock. Muito menos optou por tirar a própria vida e entrar para a eternidade. Depois do fim da banda, ele não montou nenhum supergrupo de encher estádios e está longe de ser um dos principais ídolos do rock atual.
Krist Novoselic, “apenas” o sujeito que tocou baixo no trio Nirvana, toma para si o nome de sua ex-banda e faz hoje em Seattle um show-tributo ao histórico “Nevermind”, álbum que comemora 20 anos de seu lançamento nesta semana.

Novoselic, parceiro de Nirvana de Kurt Cobain (o do suicídio) e Dave Grohl (o do Foo Fighters), reúne uma penca de bandas e amigos da cidade do noroeste americano que deu à música sua última grande revolução, o grunge, para recriarem ao vivo esta noite, na íntegra, as músicas do “Nevermind”, o lendário disco que por acaso “quebrou tudo”, que “mudou tudo”, que “abalou as estruturas da indústria”, que…

“Nevermind”, segundo álbum do Nirvana, o primeiro numa grande gravadora (detalhe importante), foi lançado na América em 24 de setembro de 1991. O concerto-tributo a ele é realizado hoje, e não sábado que vem (dia 24), porque a terça feira é o dia oficial de lançamentos de discos nos EUA. Para muitos, o “real” aniversário do “Nevermind” é hoje.

O show acontecerá às 21h aqui de Seattle (1h da manhã da quarta no horário de Brasília) no imponente Experiment Music Project, que faz parte de um complexo de museus dedicados à história da música popular e à ficção científica projetado pelo arquiteto canadense Frank Gehry e erguido com o dinheiro de Paul Allen, co-fundador da gigante dos computadores Microsoft.
Participarão do “Nevermind Live”, junto com Krist Novoselic, as bandas The Presidents of the United States of America, The Fastbacks, membros do Screaming Trees, Vaporland, entre outras. Novoselic e seu baixo não estarão necessariamente em todas as músicas do “Nevermind” recriado. E o rumor de que Dave Grohl poderia participar da homenagem é muito improvável de acontecer: o Foo Fighters tem show marcado na mesma noite em Cleveland, Ohio.

Entre todas as causas imagináveis, o concerto que revive o famoso disco do Nirvana terá uma em especial: o show, que tem seus ingressos esgotados, desde que foi colocados à venda, no mês passado, servirá para arrecadar fundos para o tratamento de câncer de Susie Tennant, famosa agitadora do som de Seattle na época do estouro grunge, amiga de Kurt Cobain e uma espécie de madrinha do “Nevermind”.

“Nevermind Live”, segundo anuncia o site do EMP (www.empmuseum.org), terá transmissão ao vivo pela internet, via Livestream (/nevermindlive). Para facilitar, veja o show mais tarde bem aqui:

Watch live streaming video from nevermindlive at livestream.com