Blog POPLOAD

Qual sua música favorita do REM? A minha e a do Coldplay estão aí embaixo

Lúcio Ribeiro

 

* O necessário fim da histórica banda REM, na semana passada, chocou muita gente, embora muita gente dentre essa muita gente concordava que os últimos discos ''mais ou menos'' indicavam esse caminho, em nome do passado, da fase áurea, aquilo de sempre.

Porque você fica com essas últimas imagens/sons da banda em inevitável decadência temporal e acaba esquecendo como ela um dia foi muito boa, ou melhor: você até lembra como um dia ela foi boa, mas não TÃO boa. Tipo uma das melhores e mais importantes do rock independente em todos os tempos.

Mas desde o anunciado fim, na semana passada, algumas coisas ficaram me lembrando o REM fase áurea. Primeiro que em minha volta o Brasil o avião fez escala em Atlanta, na Geórgia, apenas a alguns quilômetros distante de Athens, a terra onde a banda nasceu. Não deu vontade de ir até lá, mas bem que eu podia, uma vez que eu vinha de Seattle exatamente porque o também finado Nirvana era de lá.

Outra que lá em Seattle, como acredito em muitos lugares do planeta, a rádio boa local, a KEXP, ficou tocando REM o dia todo e os seguintes também. REM ''do bom''. Neste final de semana, a inglesa XFM repetiu a emissora americana. E, em show do Coldplay sexta-feira passada, exatamente em Atlanta, pertinho do lugar onde surgiu o REM, o Chris Martin fez uma cover de REM, a ultradeprê incrível ''Everybody Hurts''. Martin, que toca no Rock in Rio com o Coldplay neste próximo final de semana, disse que é a música dele. Ficou ruim o tributo, ou pelo menos não ficou bom (no entanto, melhor que aquela cover de ''Rehab''). Mas ele disse mesmo para ninguém julgar a cover musicalmente. Então beleza. Olha ela aí:

E nessas de tocar REM em todo lugar, nas várias fases da banda, acabei percebendo que minha música favorita deles entre as várias favoritas é esta aqui:

Qual é a sua?

PS: Sem dar bobeira, a gravadora Warner, dona de todo o catálogo do REM, bota nas lojas reais e virtuais em novembro o que eles chamam de ''A primeira coletânea de grandes hits DEFINITIVA'' da banda. Com 40 músicas que cobrem o período de 1982 até este ano, o disco ''REM – Part Lies, Part Heart, Part Truth, Part Garbage'' trará também uma música inédita, ''We All Go Back to Where We Belong'', que será lançada como single já em 18 de outubro, quando também chega às rádios.