Blog POPLOAD

Dave Grohl fala em livro sobre o caos no show do Nirvana no Morumbi, que quase acabou antes da metade

Lúcio Ribeiro

>>>

* Estou tentando parar de falar de Nirvana e Foo Fighters, mas não consigo.

* Você já leu neste blog e em outros milhões de bons blogs do planeta que HOJE está sendo lançada a biografia do gênio Dave Grohl, que além de ser o cara mais boa-praça da música tem no currículo, entre outras coisas, alguns feitos como (1) ter tocado bateria na maior banda de rock dos últimos tempos, (2) ser o guitarrista e vocalista da maior banda de rock hoje, (3) já ter tocado no Queens of the Stone Age, …

O livro, ''This Is a Call: The Life and Times of Dave Grohl'', traz entre outras coisas, pela primeira vez, a história de que Grohl quase largou o Nirvana em 1993, chateado porque achava que Kurt Cobain não curtia seu trabalho. E que o problemático suicida do grupo chegou a pedir para o baixista Krist Novoselic dar ''um toque'' para Grohl que ele queria um baterista que tocasse como o do Mudhoney, a banda-irmã do Nirvana da Sub Pop, Seattle, blablablá. Isso tudo repercutiu bastante nos últimos dias.

Pois bem, corte para 1999.

Seis anos depois que Grohl quase abandonou o Nirvana e também seis anos depois de a banda ter feito um polêêêêmico show no Brasil, eu fui a Miami pela ''Folha de S.Paulo'', para entrevistar o então astro do Foo Fighters, no lançamento de mais um disco da banda, aquele ''There Is Nothing Left to Lose'', o terceiro. O grupo do agora guitarrista Dave Grohl estava na Flórida para fazer um show de Halloween. O disco sairia por aqueles dias.
Ele me recebeu depois da passagem de som, numa salona gigante vazia, a não ser por um cantinho onde estavam amontoadas umas abóboras grandes que seriam vazadas para enfeitar o show.
Conversa vai, conversa vem e pintou o assunto ''os shows no Brasil''.
Resumindo bem resumidamente resumido, o Nirvana tocou em S.Paulo e depois no Rio, em 1993, dentro do festival Hollywood Rock, bem no calor daquela história da revolução roqueira toda, do boom da geração alternativa, nos anos dourados da MTV etc. O show no Morumbi foi caótico, doido, considerado pela banda um dos mais desastrosos da curta mas intensa carreira do Nirvana. Foi uma zona, cheio de covers, troca de instrumentos pelo trio. Como o Nirvana tinha bagunçado o rock, parecia fazer sentido, mas metade do povo amou, metade odiou. Aí Grohl me falou na entrevista, botei isso na ''Folha'', que no dia do show do Morumbi o Cobain comprou uma mala de drogas na loja de presentes do hotelão Maksoud Plaza, na região da av. Paulista, onde a banda estava hospedada. Tomou todo o carregamento, misturou com álcool e pílulas o dia todo. Imagine como ele estava na hora do show. Grohl contou que ele estava em rotação mais lenta que a banda. Ele e Novoselic tocando, ao mesmo tempo que mandava sinais para ele acelerar a guitarra, a voz. Tudo estava mole. Que ele não sabe como o show foi até o fim.

O show do Morumbi foi histórico, seja qual lado as pessoas que participaram, viram, souberam, viveram ele de alguma forma naquele janeiro de 1993 ficaram perante ele. Virou lenda. E virou também uma passagem importante na biografia da banda em si, porque, como a apresentação seguinte, a do Rio de Janeiro, seria tipo uma semana depois, o Nirvana se trancou em um estúdio carioca e gravou boa parte do disco seguinte, o ''In Utero'', o seu último registro. Fora que, em São Paulo, as oficiais 80 mil pessoas que estavam lá no Morumbi proporcionaram o maior público da história da banda, até porque diziam que o número de gente real ali era 110 mil.


Kurt Cobain na BATERIA durante polêmico show do Nirvana em 1993, no Morumbi, em São Paulo, na foto do gênio Paulo Giandália, para a ''Folha''

Porque eu escrevia muito sobre o Nirvana à época e a internet já estava bombando (ou começando a bombar) naquele período, eu recebia muitos emails de gringos ingleses e americanos fãs de Nirvana que me descobriam na rede e queriam detalhes (em inglês), fotos, vídeos do ''tal show do Nirvana em SP'', que todo mundo falava. Lembro que um maluco chegou a me oferecer 400 dólares pela fita do show que eu avisei que não tinha. Ele subiu a oferta para 500.
(Existia muito pouca imagem desse show do Morumbi. Tinha muito registro do show do Rio, que foi transmitido pela Globo no dia e que logo depois disso eu achei em fita de vídeo caprichada sendo vendida por uma grana boa em Camden Town, em Londres)

Eu escrevi assim, em 1999, lembrando da polêmica apresentação do Nirvana em SP, seis anos antes: ''O show todo foi doido, esquisito, estranho e, talvez por tudo isso, maravilhoso. Kurt Cobain estava fora de si, chapadão, devagar demais. Engatinhou no palco, quebrou tudo, se vestiu de mulher. Quando o Nirvana começou sua performance com “School”, na platéia parecia que o mundo ia acabar. No palco, Kurt Cobain estava com rotação alterada, e Krist Novoselic e Dave Grohl estavam desesperados. O show continuou caótico. “Smells Like Teen Spirit”, com Flea dos Chili Peppers no trompete, quase não saiu. Em certa altura, começaram a tocar Iron Maiden. Depois passaram a zoar. Kurt sentou na bateria, Krist foi para a guitarra, Grohl no baixo e vocal. É histórica a foto que saiu de Kurt na capa da Ilustrada, da “Folha de S.Paulo”, sentado à bateria, com a legenda dizendo “Dave Grohl, baterista do Nirvana”. Enfim, o Nirvana começou a zoar com tudo. Passaram a tocar só covers: Duran Duran, Queen, Clash, “8675309/Jenny”. O show parecia um ensaio numa garagem fuleira de Seattle, não diante do “maior público da banda”.

Cooooooorte para 2011.

Em sua biografia lançada hoje no exterior, mas disponível online, comprei o livro rapidinho. Como tanto no Kindle como no iPad dá para fazer uma busca por palavras na obra inteira, botei ''Brazil'' no search, e entre outras menções veio esta página, sobre o show do Nirvana no Morumbi, em 1993:

Tem mais ou menos tudo aí. Kurt chapadão, o show zoado, as covers toda, o jeitão de karaokê da apresentação. Krist Novoselic teria abandonado o palco com meia hora de show, puto com o guitarrista e por causa da bagunça toda. Mas depois foi convencido a voltar porque senão a banda não cumpriria o tempo mínimo de 45 minutos no palco e não receberia o milionário cachê do festival.

Ou seja: histórico.

Veja vídeo com o Nirvana tocando cover do famoso hit mundial ''Seasons in the Sun'' em São Paulo, com o magrinho e novo Dave Grohl tocando baixo e fazendo backing vocal, no caótico show do Morumbi.