Blog POPLOAD

Noel cinco vezes maior que Liam

Lúcio Ribeiro

Se a internet não abreviar as coisas (o que é bem provável), o álbum de estreia de Noel Gallagher em carreira solo estará entre nós no mais tardar terça-feira, dia 11, quando o irmão mais velho de Liam participará do programa do bamba Steve Lamacq, na BBC Radio 6, para conceder uma entrevista e mostrar o álbum na íntegra. Não tocar o álbum. Botar o disco para rodar, mesmo. O lançamento oficial de ''Noel Gallagher’s High Flying Birds'' na Europa será só no dia 17 de outubro, mas já no dia 12 sai a versão japonesa. E, dizem, já está a caminho do vazamento.

Cerca de oito meses após Liam Gallagher aparecer com o álbum de estreia do Beady Eye, Noel dará sua “resposta” com um álbum que tem 10 músicas – maior parte delas escritas originalmente para o Oasis – além de diversas boas b-sides.

Noel tem sido capa das principais revistas lá fora, desde as britânicas ''NME'' à ''Rolling Stone'' alemã ou espanhola, por exemplo. A maioria das reviews tem apontado um álbum 4 ou 5 estrelas em 5, sejam elas especializadas em músicas ou não, como a ''Time''. A única review “negativa” foi da ''Uncut'', que deu nota 2/5. Mas a ''Rolling Stone'' alemã deu nota máxima e resumiu o álbum como ''fenomenal''. Reviews…

Com estratégia de mercado dividida entre Europa e Américas, o álbum nos Estados Unidos/Canadá e América Latina (Brasil incluído) sai apenas dia 8 de novembro.

No decorrer das dez canções, mistura de algumas baladas com suporte de coral e set de cordas tocado apenas por mulheres (pedido de Noel), rock, dance e set de metais.

A espera pelo álbum de Noel tem sido tanta que os pedidos em pré-venda na Amazon são 5 vezes maior que o Beady Eye teve antes de lançar seu “Different Gear, Still Speeding”.
Com datas esgotadas pela Europa e América do Norte, Noel deve aparecer no Brasil no primeiro semestre do ano que vem, ''disseram'' para a Popload.

A Popload deixa aqui a quase messiânica “Let The Lord Shine a Light on Me”, b-side do single “AKA… What a Life”, que será lançado na próxima semana.