Blog POPLOAD

Popload entrevista: MADONNA

Lúcio Ribeiro

>>

* Haha.

(((Esta entrevista saiu publicada ontem na revista ''Serafina'', da Folha de S.Paulo)))

A conversa com Madonna Louise Veronica Ciccone, 53 anos, praticamente a mesma idade que o Morrissey, aconteceu em Nova York, em dezembro. Assim como com o ex-Smiths não podia falar sobre Smiths, com miss Ciccone não podia falar sobre… música. A conversa era sobre seu filme, ''W.E.'', ou ''a maior história de amor desde Romeu e Julieta'', que estréia dia 9 de março no Brasil. O filme é bem mais ou menos. Mas ousado, tipo a Madonna. Que, achei, estava bem amargurada na entrevista. Popload no cinema.


foto: Mert Alas e Marcus Piggott/Divulgação

''Bom era o tempo em que as pessoas só me diziam 'sim''', sussurrou uma Madonna algo reflexiva, algo irônica, indo embora da mesa de entrevista para divulgação de seu novo filme, ''W.E.'', em dezembro. A frase surpreendente foi proferida em um hotel, em Nova York, para um pequeno grupo de jornalistas do qual a Popload esteve presente, em nome da revista dominical ''Serafina'', da Folha.

Ela, a mulher mais famosa da música pop de todos os tempos –e faz tempo–, desta vez travestida de diretora de cinema iniciante, reclamava da marca de luxo francesa Cartier. O bracelete que Madonna estava usando na ocasião não era o original do filme que ela dirigiu, coproduziu e coescreveu, em cartaz nos EUA e com estreia nos cinemas brasileiros no dia 9 de março, com o nome providencialmente reforçado de ''W.E. – O Romance do Século''.

''O que fizeram para o filme deram para a Andrea [Riseborough, atriz principal de ''W.E.''.]. Eu pedi, mas já tinham prometido para ela. Para mim, mandaram esse, para me consolar depois do 'não' que levei'', respondeu a cineasta (sim, cineasta. Acostume-se). Ela combinou a pulseira com um vestido azul, esse sim original do filme, com etiqueta da Vionnet, grife francesa famosíssima no passado, desativada há décadas e que tenta voltar com força à moda contemporânea nos últimos anos, vestindo estrelas de cinema e participando de produções. E nessa entram Madonna e seu ''W.E.''. E o ''sim'' fácil para ela fazer o que quiser com a roupa.

A coleção de ''nãos'' que ousam falar agora à artista que vendeu mais de 300 milhões de discos no mundo em quase 30 anos se deve bastante a sua outra faceta, a do cinema. Especialmente essa mais recente, a de cineasta.

A música vai bem, ''thank you very much''. E vitaminada com o lançamento do single ''Give Me All Your Luvin''' e de um showzinho para estimados 111 milhões de telespectadores no Superbowl americano. Um novo álbum, ''MDNA'', seu nome mais ou menos abreviado –e que lembra MDMA, o nome químico do ecstasy, ou, segundo ela, a ''droga do amor''–, sai agora em março. Uma turnê mundial, que começa em Israel, em maio, passa por 26 cidades europeias e 34 da América do Norte e chega ao Brasil para pelo menos dois shows em dezembro.

Mas no cinema a coisa é diferente. Madonna estreou como diretora em 2008 com o filme ''Filth and Wisdom'' (''Sujeira e sabedoria'', em tradução livre). Recebeu críticas na linha ''ela foi uma péssima atriz em tantos filmes e, agora, com seu apetite voraz e costumeiro por sucesso, tornou-se também uma péssima diretora'' (do jornal inglês ''The Guardian''). Com ''W.E.'', apelidado rapidamente de ''EW'' (uma interjeição de nojo, como ''eca''), a recepção ao filme não tem sido muito diferente desde que foi exibido em festivais de cinema importantes no ano passado, como Berlim e Toronto, até estrear agora em 2012, na Inglaterra e nos EUA.

Mas Madonna levou o prêmio de melhor música original, por ''Masterpiece'', no Globo de Ouro, única canção que compôs e gravou para o longa-metragem. Não entrou no páreo do Oscar porque só toca durante os créditos finais.

''W.E. – O Romance do Século'' é a primeira grande produção da artista como diretora. O filme conta a história de Wally Winthrop (Abbie Cornish), uma mulher dos dias de hoje, infeliz no casamento e obcecada por outra mulher: Wallis Simpson (1896-1986), uma americana com dois divórcios na bagagem e que, em 1936, se envolveu num romance-escândalo com o futuro rei da Inglaterra, Eduardo 8º (1894-1972).

O enrosco foi tamanho e tão passional que fez o monarca abandonar o trono meses depois de assumi-lo para viver com Wallis, mesmo com o país às portas da Segunda Guerra Mundial.

O longa ''O Discurso do Rei'', vencedor do Oscar em 2011, contava a história do ponto de vista do irmão de Eduardo, o futuro rei George 6º, que teve que superar a gagueira para fazer o pronunciamento à nação que levaria o país à guerra. Nesse filme, Eduardo 8º tem uma aparição rápida, porém importante para a história. Interpretado por Guy Pearce, é o rei cuja desistência do título nobre passa o trono ao irmão mais novo.

O segundo filme de Madonna é ousado em sua concepção. Até o título tem mais de uma ideia embutida: ''W'' é a inicial de Wallis e ''E'', a de Eduardo (James D'Arcy). Juntas, formam o pronome ''we'' (nós, em inglês).

Pode ser tudo, menos um projeto fácil e seguro para uma superestrela de outra área se firmar numa carreira relativamente nova. ''Eu não poderia fazer um filme simples sobre uma das histórias de amor mais lindas de todos os tempos'', resumiu na entrevista.

A narrativa é costurada em idas e vindas nas trajetórias das duas Wallies, a do tempo presente e a ''jet setter'' Wallis Simpson. Traça paralelos improváveis nas duas situações tão diferentes, fazendo a do passado mudar o destino da atual.

Como o roteiro foi parar na cabeça de Madonna ela explica fazendo um segundo paralelo com a história de Wallis Simpson. Um paralelo com a própria vida.

''Essa trama me fascina desde a primeira vez em que eu a ouvi, no colégio, em uma aula de história. Mas só me aprofundei nos detalhes quando me casei e me mudei para a Inglaterra'', conta. ''Viver lá foi um choque, eu me sentia desconfortável, perdida. Era uma estrangeira no dia a dia. Eu não pertencia àquele lugar, entende?''

''Comecei a ler tudo sobre a história do Reino Unido. E cheguei de novo na parte que tinha me interessado nos tempos de colégio: Eduardo 8º, o cara que desistiu de ser rei por causa da mulher que amava.''

Guy Ritchie, o homem que levou Madonna a abrir mão de morar nos EUA, é dez anos mais novo que ela. Os dois foram casados, de 2000 a 2008, tiveram um filho e adotaram um segundo. Foi Ritchie quem lhe deu o apelido de ''Madge'', que soa como ''majesty'', majestade em inglês. A piada do marido, pelo jeito, não passou despercebida.

E foi aí que a história de Wallis e Eduardo começou a fazer ainda mais sentido na vida de Madonna. Ela estava perto de completar 50 anos (hoje está com 53) e colecionava dissabores amorosos. E alguns novos sabores também.

''Não que eu tenha me casado com algum rei, muito pelo contrário. Mas, quanto mais eu me afundava na produção do filme, mais eu via a minha história ali também'', filosofa.

''Quando uma pessoa deixa de ser rei por sua causa, você precisa fazê-lo se sentir um rei nesse relacionamento pelo resto de sua vida'', acredita a ''pop star''. ''Wallis recebeu milhares de cartas de ódio enquanto viveu. Foi o preço por ter um amor verdadeiro e bancá-lo custasse o que custasse.''

Ao mesmo tempo que parece mesmo encantada com a história de Wallis e Eduardo, Madonna mostra um lado meio amargo com o amor, que contrasta com a imagem de ''sex symbol'' poderosa que construiu na música. A ponto de impressionar até o Vaticano com sua postura ''sexualmente provocativa''.

Guy Ritchie foi o segundo marido de Madonna. Ela já havia tido um outro ''casamento de cinema'', com o ator e diretor Sean Penn, que durou de 1985 e 1989.

Além de vários romances. Na longa lista de seus namorados estão John Kennedy Jr., Jean-Michel Basquiat, Lenny Kravitz, o jogador de basquete Dennis Rodman, o jogador de beisebol Alex Rodrigues e até Jesus Luz.

O ultimo ''toyboy'' com quem tem sido vista é o bailarino francês Brahim Zaibat, 24, que dançou em sua performance no Superbowl.

O casamento com Ritchie não terminou muito bem. E aconteceu bem na época em que ela estava debruçada sobre o roteiro de ''W.E.''. O projeto grandioso a ajudou nesse momento.

''Serviu até de terapia'', revelou. ''Acho que todas as escolhas que fiz na vida foi porque precisei. Precisei contar essa história e precisei que uma parte dela se passasse nos dias de hoje'', revela.

A partir daí, na entrevista, veio uma Madonna diferente da que a gente vê na música, como aquela que entrou na arena do Superbowl carregada como uma rainha por dezenas de gladiadores. O tom era de desabafo.

''Meu filme é menos uma biografia de um rei e mais uma grande história de amor, que pode acontecer com qualquer pessoa. No fundo, é sobre o desapontamento eterno de perceber que o amor perfeito não existe'' disse.

''E, quanto mais você acredita que ele existe, mais acaba descobrindo que nunca vai chegar nem perto. Isso é bem dolorido'', confessa. E prevê o pior: ''Em algum momento da vida você vai ter seu coração despedaçado ou vai perceber que escolheu a pessoa errada para viver junto''.

Não era o momento de interrompê-la. Nem ela parecia querer parar de falar. ''Se formos adultos capazes de fazer uma autoanálise razoável, a gente percebe que, na verdade, a felicidade está só nas nossas mãos, não na de outras pessoas.''

O argumento não tinha fim: ''Se nós mesmos não nos fizermos felizes, não vamos viver bem com outra pessoa. Felicidade não se divide'', concluiu. Então, botou de novo o filme na conversa, quase como um escudo.

''O que ficou de relevante para mim, com 'W.E.' pronto, em cartaz e depois do que vivi nos últimos dez anos, é que, não importa em qual estágio você esteja em sua vida, você sempre pode mudá-la.''

E, então, Madonna parou de falar.

>>

Tags : madonna

  1. gra o tron

    29/04/2013 07:31:42

    Sippy Cups has a bunch of super, exciting news to share this week! Her blog was named one of the Fifty Best Blogs by Women on The Work at Home Woman! Her blog was chosen as one of only seven mom blogs to be on this list!

  2. sbobet

    18/02/2013 04:11:11

    Great information...This is certainly very nice. Only one stare upon every group gratify therefore we are wordless. We are most certainly curious about this sort of matters. Scientists appreciate one s own record, and amount the effort inside this. Please keep add relevan...

  3. Buy Cheap Cigarettes Online

    30/12/2012 06:43:11

    Great information...This is magnificent. Another stare upon doing this stuff and we are astonished. We are most certainly attracted to this sort of clothes. Persons appreciate your selected business, and enjoy your precious time with this. Please keep control. They are ve...

  4. swiss trust company

    17/12/2012 03:32:52

    Great information...This is certainly really good. Person stare upon all of this levels therefore we are wordless. We are precisely fascinated by this kind of methods. Among appreciate one's reccomendations, and cost the effort while in this. Please keep control. They ar...

  5. premises licensing

    13/11/2012 09:05:21

    Great information...This can be extraordinary. Type watch all of this subject matter so we are stupefied. We are precisely curious about this sort of qualities. Human beings appreciate more memo, and profit your time in this. Please keep updating. These are exceedingly hi...

  6. yuk mi

    09/11/2012 06:03:38

    Great information...This can be extraordinary. All of us stare upon this unique in it so we are confounded. We are interested in one of these the whole internet marketing thing. Our company appreciate drinker s opinion, and prize your precious time inside this. Please kee...

  7. brilizyn top

    05/07/2012 06:22:48

    mert ol

  8. sağlık ürünleri

    30/06/2012 10:01:16

    Seriously essential post admin great one i bookmarked your net web page see you in up coming weblog publish.

  9. escort bayan

    25/06/2012 22:54:24

    escort hayat kadını escortlar beleş bayan sikiş

  10. izmir skort

    19/06/2012 21:31:13

    www.izmirescortuz.net kral biziz

  11. porrns

    18/06/2012 14:00:13

    www.izmirescortlarin.com ebediyen sikicegim

  12. Andrzej Longosz

    14/06/2012 22:21:57

    We're a group of volunteers and opening a new scheme in our community. Your site provided us with valuable information to work on. You have done an impressive job and our whole community will be grateful to you.

  13. Andrzej Longosz

    14/06/2012 05:24:45

    Great ¡V I should certainly pronounce, impressed with your website. I had no trouble navigating through all tabs and related info ended up being truly simple to do to access. I recently found what I hoped for before you know it in the least. Quite unusual. Is likely to appreciate it for those who add forums or anything, site theme . a tones way for your customer to communicate. Nice task..

  14. sikiş

    14/06/2012 02:32:02

    child porn, child sex, porn, porno izle google adsense

  15. online film izle

    31/05/2012 00:03:51

    I was looking for this fantastic sharing admin very much thanks and also have nice blogging bye

  16. ukash

    30/05/2012 02:23:09

    ukash turkish ukash hack, ukash, ukash hacking, google adsense hack, google free hacking adsense

  17. normamedikal

    24/05/2012 15:33:23

    Norma internet hizmetleri

  18. izmir masoz

    20/05/2012 20:54:19

    izmir masöz , izmir masöz , izmir masozler

  19. pinarkalkanci

    19/05/2012 19:42:20

    pinar kalkanci pinarkalkanci istanbul escort pinar 5 yili askin hizmet vemektedir.

  20. medyum

    17/05/2012 01:16:59

    Nice one particular blog site manager good results web site publish great sharings with this web site often have enjoyable

  21. oyun oyna

    16/05/2012 02:18:34

    I used to be browsing for this wonderful sharing admin significantly thanks and also have nice running a blog bye

  22. sosyal medya ajansı

    14/05/2012 05:27:40

    you are truly quantity a person admin your running a blog is incredible i generally verify your web site i'm sure you might be the best

  23. escort bayan

    06/05/2012 21:43:32

    escort bayan,escort bayanlar, eskort bayan ilanları, eskort bayanlar

  24. Pinar spor

    04/05/2012 23:31:35

    Seriously required publish admin wonderful 1 i bookmarked your internet web page see you in next webpage submit.

  25. servis

    04/05/2012 17:18:01

    I used to be looking for this blog previous a few times great website proprietor wonderful posts everything is superb

  26. dizi indir

    02/05/2012 09:34:12

    i bookmarked you in my browser admin thank you a lot i might be searching for your upcoming posts

  27. davetiye ankara

    30/04/2012 21:54:53

    oh my god terrific put up admin will test your weblog generally

  28. çapa makinaları

    30/04/2012 00:45:20

    Definitely vital publish admin great a single i bookmarked your word wide web site see you in subsequent website submit.

  29. kore dizileri

    28/04/2012 23:19:27

    Hello admin good post considerably thanks adored this website definitely significantly

  30. Capitão Caverna

    03/03/2012 08:16:46

    Essa é a "grande" entrevista? Por Deus, Lúcio!!!

  31. Ramon

    28/02/2012 08:50:21

    A Madonna falando que a abdicação do Eduardo VIII foi "por amor" eu até entendo, ela tá querendo promover a mais bela história de amor desde Romeu e Julieta... mas a Folha não pode perpetuar essa mentira... a famosa simpatia que o rei inglês nutria pelo nazismo também teve grande influência nesse desfecho... esse ponto não pode ser esquecido

  32. Alexandre Cunha dos Santos

    28/02/2012 07:56:40

    O Doutor da graça deseja ganhar um bilhete (ingresso) para assistir ao show da Madonna no Brasil, dia 07 de dezembro, em São Paulo. Este é um dos e-mails para contato. O outro pode ser fornecido pela mãe dele.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso