Blog POPLOAD

Django e a música para morrer

Lúcio Ribeiro

>>

* Estou engraçadinho nos títulos, hoje.

* O Django aqui não é desta vez o Django Django, a banda. É o ''Unchained'', ou, no Brasil, o ''Livre'', irregular e delicioso filme do sempre ótimo Quentin Tarantino, que estreia no Brasil semana que vem, se não estou errado. Vi o filme de quase três horas duas vezes, uma delas no cinemão, com som bom. Então foi fácil ver, ou melhor, ouvir, como Tarantino sabe costurar a música pop em seus filmes, uma de suas grandes qualidades.

Além do bom mashup de James Brown com Tupac Shakur, resgatados do além e praticamente as estrelas da trilha sonora do filme, entre outras coisas Tarantino desencavou um grande sucesso folk dos anos 70, ''I Got a Name'', e a botou numa cena marcante de ''Django''. ''I Got a Name'' foi música famosa de Jim Croce, um folkeiro acostumado a frequentar os primeiros lugares da ''Billboard'' no fim dos anos 60 e começo dos 70.

A canção é bem bonita. E ficou com fama de maldita. Croce recebeu a música de dois autores e pirou na letra, porque caberia certinha como uma homenagem para seu pai, que sempre sonhou que o filho faria sucesso e morreu dias antes de o primeiro single do cantar entrar forte nas paradas. A música fala de se sentir honrado pelo nome de família e tal.

Acontece que, exatamente no dia em que o single ''I Got a Name'' foi lançado, em setembro de 1973, Croce fez um show na Louisiana e de lá pegou um avião fretado para o Texas, onde teria um show em Austin no dia seguinte. O avião não conseguiu altura na decolagem, ficou planando baixo e bateu numa grande árvore que estava no caminho, matando o cantor e o resto dos passageiros e tripulação. Uma hora depois de deixar o palco.

Além da menção da honra familiar, a letra é bizarramente um elogio à vida. O narrador diz que quer viver a vida intensamente. ''Não vou deixar minha vida passar batida'', canta Croce, no refrão.

Daí que, dia destes, vendo TV nos EUA, numa propaganda de imobiliária eu ouvi ''I Got a Name''. Fui pesquisar mais sobre a música e vi que uma famosa banda country americana, a Annie Moses Band, de músicos razoavelmente jovens, botou uma cover gospel de ''I Got a Name'' em seu novo álbum, lançado em 2012.

''I Got a Name'', a linda música maldita, está bombando de repente.

>>

  1. Pedro

    10/03/2013 06:44:35

    Angulada bisonha: música maldita! Isso é o que não ter o que dizer. Primeiro, lembrar que a música cantada por Croce já foi tema de um filme em 1973, The Last American Hero. Segundo, a obra de Croce é bem maior do que essa música de Gimbel/Fox que ele empresta a sua inesquecível interpretação. Terceiro, Tarantino tem bom gosto.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso