Blog POPLOAD

Popload Gig #20 traz ao Brasil o cultuado herói do underground DANIEL JOHNSTON

Lúcio Ribeiro

>>

* Hi, how are you?

* Toma essa, sociedade indie brasileira. A vigésima edição do Popload Gig (acho que é esse mesmo o número) tem o prazer de trazer a São Paulo o excêntrico cantor cult americano DANIEL JOHNSTON. Cantor, compositor, músico e artista, Johnston gravou mais de 20 discos em seus 30 anos de carreira, a maioria de modo independente, ficando conhecido como um ''herói do underground''. Acompanhado por um transtorno bipolar e esquizofrenia que não o largam e o deixam recluso, Johnston, 51 anos, teve parte de sua vida documentada no filme ''The Devil and Daniel Johnston'', dirigido por Jeff Feuerzeig e premiado no prestigioso festival de cinema independente Sundance. O músico nunca deixou que essa condição ofuscasse a sua arte, compartilhando e relatando seus demônios, dores e amores não-correspondidos em suas belas e sensíveis canções.

Johnston acabou ganhando o status de ''cult'' quando Kurt Cobain, fã do músico, usou uma camiseta com um de seus desenhos (o da capa do disco ''Hi, How Are You?'') na MTV, em 1992.

Em São Paulo, Daniel Johnston fará uma apresentação única no BECO 203, no Baixo Augusta, no dia 09 de março. O show será dividido em TRÊS PARTES: guitarra e piano, Johnston acompanhado do músico Brett Hartenbach e então, Daniel Johnston com a banda completa.

No ano passado, Daniel Johnston voltou com tudo ao rock quando teve noite especial a ele no contundente South by Southwest, festival do Texas, o mais importante do mundo para descobertas e redescobertas. A banda novinha Motopony (Seattle) fez o show de abertura, depois veio Daniel Johnston incrivelmente em carne-e-osso (foto acima) e para fechar teve a absurda Buit to Spill. Emocionante.
Mais recentemente, o cantor, que desenhou a arte de todos os seus álbuns, lançou um livro interativo, com jogos e canções, para iPad.

Daniel Johnston segue sendo cultuado pelas novas gerações, ou, como disse aqui uma vez, por cada uma das gerações posteriores a ele, de Metallica a Matt Groening (Simpsons), de Flaming Lips a Beck. Fora o cara aí abaixo.

** O Popload Gig, pocket-festival ligado a este blog, começou em 2009 e já trouxe ao Brasil nomes como LCD Soundsystem, Rapture, Primal Scream, Mark Lanegan, Of Montreal, The Kills, Metronomy, Friendly Fires e Tame Impala, entre vários outros. A mais recente edição aconteceu domingo passado, com show da bombada banda americana Grizzly Bear. Dezenas de bandas brasileiras já se apresentaram no festival.

** Horário do show e informações sobre ingressos (preços e início de venda) serão divulgados muito em breve.

>>

  1. lucas ssa

    13/02/2013 20:06:49

    creio que no site oficial do festival diz que o ingresso é 80 a meia, 160 a inteira... eu iria se nao estivesse atolado em Salvador

  2. lucmes

    07/02/2013 13:35:07

    Até R$ 100,00 (inteira), eu vou.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso