Blog POPLOAD

Futebol é pop. E a faixa da torcida do Celtic?

Lúcio Ribeiro

>>

* Esta merece ser colocada aqui. Começou ontem na Europa a fase mata-mata da incrível Champions League, o torneio de clubes mais importante do planeta. Só jogão.

Em Glasgow, na Escócia, terra do Primal Scream e do Jesus & Mary Chain, o time local do Celtic pegou a Juventus, da Itália. A torcida do Celtic, barulhentíssima e uma das mais fanáticas da Europa, abarrotou seu estádio e botou uma faixa gigante linda atrás de um dos gols, que faz relação master com a cultura pop.

A faixa remete ao disco ''London Calling'', do Clash, com um guitarrista destruindo o instrumento, num símbolo da Juventus, com o London Calling escrito embaixo. No caso, o ''Londres Chama'' faz referência à final da Champions League, que vai acontecer na capital inglesa.

Tudo bem que a Juventus ganhou o jogo de ontem por 3 a 0 e praticamente eliminou as intenções do Celtic de chegar a Londres para a final. Mas ainda tem o jogo de volta na Itália. Vai que…

Sempre gosto de citar isso quando falo do Celtic: uma vez, não muito tempo, 2003, eles chegaram à final de uma das copas européias, a da UEFA. O jogo finalíssimo aconteceu em Sevilha, na Espanha. Cerca de 87 mil escoceses viajaram a Sevilha para acompanhar o time. Desses, uns 25 mil tinham ingressos para o jogo. O resto foi à Espanha só para estar perto do time. Depois o Corinthians acha incríííível que ''invadiu'' o Maracanã nos anos 70…

Tô brincando, Timão!

>>

  1. Marcelo Urânia

    14/02/2013 16:36:59

    q demais essa bandeira. ñ percebi durante o jogo. tô torcendo pra eles desde q o rod stewart chorou contra o barça. a emoção do futebol, coisa linda.go celtic! go celtic! go verdão escocês! hahaha

  2. Fabio Caetano

    14/02/2013 09:16:55

    Não é um guitarrista e sim um baixista que quebra seu instrumento na capa do London Calling. Aliás, é o Paul Simonon, do próprio Clash, durante um show da banda. Presta atenção, Lúcio!!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso