Blog POPLOAD

Justin Timberlake, o novo rei do… rock?

Lúcio Ribeiro

>>

Se você perguntar para o encasquetado Liam Gallagher o que ele acha das bandas “novas” de hoje em dia, ele certamente com sua boca grande vai resmungar e falar, acima de tudo, que elas não têm ambição nem culhões. É uma reclamação que ele e alguns nomes expoentes de grandes bandas das décadas de 80 e 90 sempre fazem em suas recorrentes entrevistas mundo afora. Com todo o boom da internet, ficou “fácil” uma banda produzir seu próprio disco, seus próprios singles, agitar seus próprios shows e ficar ali na sua zona de conforto. Nem todas as bandas querem tocar em Wembley ou no Morumbi. Boa parte destas bandas nascem para tocar só no Shea Stadium BK, aquele lugar que falamos dia destes, que o ''New York Times'' descreveu como “um espaço que parece um apartamentinho grunge no fim de uma escada claustrofóbica que fica atrás de uma porta de metal sem aviso algum situado numa desolada zona industrial do lado leste de Williamsburg”. Não que o rock não precise dessas bandas. Mas é preciso também daqueles que toquem em Wembley e no Morumbi, para manter a chama do rock de estádio acesa, não é?

Nos últimos anos, se você pensar bem, poucas bandas se credenciaram a tal posto de “banda grande”. Tem o Foo Fighters, que é veterano. Tem o Coldplay, que não é tão velho, mas não é tão novo e também não é tão rock mais. Tem o Muse, que a gente ainda não sabe direito o que é. Bandas que surgiram como grandes promessas pós-2000 não vingaram a tal ponto de se tornarem megabandas no mundo todo. Nem Strokes e Arctic Monkeys conseguiram, por exemplo.

Daí que, de mansinho, aparece um nome que nem é do rock como forte candidato ao posto de nova megaestrela da música. Vai dizer que o Justin Timberlake pode não ser esse novo rockstar? Analisando o cara como artista contemporâneo, pensa bem. Justin, ainda moleque, já encarava a TV aberta americana no Clube do Mickey. Com 20 anos de idade, se apresentava para 200 mil pessoas no Rock in Rio. Nem havia chegado aos 30, era apontado “só” como sucessor do Michael Jackson. Hoje, aos 32, goste-se ou não dele, JT é o grande nome do momento, tem o disco mais aguardado do ano e, sem medo, parece querer sair de sua zona de conforto e se arriscar para valer, com uma nova sonoridade, um novo approach, uma nova mentalidade. Parece, Justin quer encarar todo esse megadesafio, tudo o que se espera dele, de frente.

Pois bem.

No mês que vem, Timberlake bota no mercado “The 20/20 Experience”, seu primeiro disco em cinco anos. Mesmo sumido, ninguém se esqueceu dele. Quando todo mundo pensou que Justin voltaria “o mesmo de sempre”, com todo aquele apelo sexy com dancinhas pop farofa, o cantor resolveu ousar. Botou uma grande banda de suporte – The Tennessee Kids – composta por treze integrantes, resgatou um pop que parecia esquecido, trouxe de volta o R&B que é orgulho do americano, botou na salada o funk e o soul que James Brown um dia mostrou ao mundo e, segundo o próprio, se inspirou em nomes clássicos do rock para compor e produzir o disco.

Em entrevista recente para a Capital FM de Londres, Justin disse que se guiou na sonoridade de Pink Floyd, Led Zeppelin, Queen e Bob Dylan neste “The 20/20 Experience”. “Se o Led Zeppelin gravava músicas de 10 minutos, por que eu não posso?”, indagou, se referindo à baladaça “Mirrors”. Disse que Dylan é um de seus maiores ídolos e que, antes de entrar em estúdio, adotou a filosofia do lendário cantor e compositor para pautar sua postura em seu disco novo. “Você deve estar apto a criar um outro mundo onde se possa viver dentro. Eu não vou falar por Bob Dylan, mas pela minha perspectiva, como um fã, me parece que ele passou a criar uma música que fizesse se sentir como outra pessoa, e é isso que deveria ser feito. O estúdio é realmente um outro lugar para onde você ainda pode ir e se libertar completamente. Você se tranca em um espaço e cria um outro mundo inteiro”, revelou.

Não que “The 20/20 Experience” seja um álbum rock n’ roll em sua sonoridade. Mas Justin parece querer buscar novos ares, fugir de estereótipos e testar seus limites. E se falta ambição para as novas bandas de rock dos últimos anos, o cantor pop quer dar um passo à frente. No complicado mercado dos Estados Unidos, vai sair das arenas para tocar em estádios de futebol, locais onde nos últimos tempos apenas nomes como Paul McCartney, U2 e Stones, por exemplo, ousaram tocar. Justin vai sair em turnê com Jay-Z para medir o tamanho do seu nome nos dias de hoje. Para ver mesmo se ele pode ser isso tudo. Para sentir se ele pode vir a ser um sucessor de Michael Jackson. Ou até mesmo um sucessor do roqueiro Elvis Presley, por que não? Mesmo que seja por caminhos tortos e guardadas suas devidas proporções. Mesmo que seja uma ambição barata, Justin está tentando…

>>

  1. tear your eyes away

    28/03/2013 20:02:08

    -Benjamin Franklin

  2. tear your eyes away

    28/03/2013 16:28:58

    -Oscar Wilde

  3. celebrity porn

    26/03/2013 14:09:59

    Meaningful busybodies are usually acquiring the perfectly great concept family along with utilizing it like a rule regarding censorship the identical approach 'states' rights' seemed to be utilized to disguise racism from the mid-sixties.

  4. kim kardashian nude

    26/03/2013 08:12:19

    -Dr. Martin Luther King, Junior.

  5. kim kardashian full sex tape

    23/03/2013 22:09:52

    -Clive Barker

  6. Kim Kardashian Tape

    23/03/2013 03:17:39

    -U. Azines. Infantry Manual

  7. washington

    09/03/2013 19:01:34

    Quanta ilusão! Tudo bem que o garoto se esforça, mas daí a imaginar a possibilidade remota dele ser um substituto do Rei do Pop, é muita viagem!Querer associá-lo a um nome de peso como Elvis Presley provavelmente o maior produto criado pela indústria fonográfica é um delírio, sobre Elvis, é sabido para os entendidos de música que ele nunca foi um cantor talentoso, nunca compôs ou escreveu uma canção que se saiba, teve compositores e produtores para criar suas músicas, mas, sua presença de palco, sua voz e seu impacto com as mulheres deixam Justin há anos luz de distância. Justin Timberlake sofre das mesmas deficiências do Rei do Rock, mas não tem a sorte de compartilhar das qualidades do roqueiro. Primeiro, Justin também nunca escreveu, compôs ou produziu uma única canção sozinho, esta deste o inicio da carreira dependendo da capacidade de seus compositores e produtores, o contrário de artistas do naipe de um Prince, que pode se dar ao luxo de escrever, compor, produzir, tocar com excelência vários instrumentos e possui uma presença de palco q só encontra precedentes em Elvis e no seu pseudo-rival Michael Jackson, este também um artista que mostrou através de várias canções onde a exemplo de Prince fez tudo sozinho!Sobre incluir o nome de roqueiros de peso em uma resenha sobre JT, chega a ser um desacato, Prince compôs Rock, Michael Jackson Também, Elvis não compôs mais interpretou como ninguém se tornando uma referência senão de criação, mas, sim de interpretação e capacidade de entreter com qualidade como ninguém e JT !?! Justin Timberlake é esforçado e se resume a isto, ainda não provou nada e não se diferencia de outros produtos criados para vender, assim como Britney Spears, esta sim poderia esta em uma resenha sobre JT, mantendo a equação equilibrada.O álbum irá vender bem? Sim, pois ele esta amparado por produtores que conhecem o mercado e as tendências musicais do momento, apenas isto.Em 50 anos álbuns de U2, Paul MacCartney, Bob Dylan, Pink Floyd, Prince e Michael Jackson ainda estarão tocando nas rádios e sendo referência para novos artistas ou direcionando os produtores das gravadoras a criar (produzir) músicas para "produtos" como JT! Veremos se as expectativas da resenha sobre JT atingem pelo menos 30% das associações que o articulador foi infeliz de fazer em relação a estes gigantes da música. Eu duvido!

  8. norvasc no prescription

    08/03/2013 03:24:39

    A big thank you for your post. Want more.

  9. viagra online

    03/03/2013 18:05:19

    ZnsWWy Really enjoyed this post.Really thank you! Will read on...

  10. PR10 backlinks fiverr

    27/02/2013 08:08:05

    Exactly what you’re just saying entirely authentic. Actually , i know in which will have to the same, however , I simply think you put it in a fashion that everybody is able to comprehend. Also i like the images you spend at this point. They can fit consequently perfectly with what you are telling. Instant messaging certainly you may get to many people in what you have need to say.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso