Blog POPLOAD

Xiii… Crise econômica britânica provoca cancelamento do Hop Farm Festival

Lúcio Ribeiro

>>

Na passagem de 2012 para 2013, o grande assunto entre quem trabalha e se diverte com os shows internacionais no Brasil se pautava em uma possível crise de mercado, após diversos fatores evidentes como vendas de ingressos abaixo do esperado para artistas huge como Madonna e Lady Gaga, o cancelamento repentino e estranho do Coldplay, etc. O ano novo chegou e, parece, o medo era maior do que a realidade, tanto que boa parte dos shows neste ano estão “funcionando”. Cat Power e Explosions In The Sky, por exemplo, estão esgotados com boa antecedência.

O Brasil tem seus problemas com isso, mas cada qual amarga sua crise de um jeito. A Inglaterra, berço musical do mundo, também tem enfrentado seus demônios. O delicioso Hop Farm Festival, que acontece na pequena cidade de Kent e se tornou um ponto a ser visitado por muita gente nos últimos anos, precisou cancelar sua edição deste ano. E não é culpa do line up, que tinha My Bloody Valentine, Rodriguez, The Horrors, Black Angels, The Cribs, Temples, Dinosaur Jr. e muitos outros. A culpa é da crise econômica local, de acordo com Vince Power, fundador e curador do evento. “Depois de analisarmos as vendas de ingressos e programar que os números finais previstos sofreriam perdas insustentáveis, é com grande tristeza que estou anunciando o cancelamento do festival”, disse Power em um comunicado oficial.

De acordo com o organizador do evento, apenas 2 mil ingressos haviam sido vendidos, sendo que o mínimo previsto para esta altura do cronograma era de 4.500. O Hop Farm estava programado para acontecer no primeiro final de semana de julho, dias 5 e 6.

Nos últimos anos, o próprio Vince Power andou dando declarações de que a crise poderia afetar em médio prazo a realização de importantes eventos musicais na Inglaterra, desde os ''menores'' (como o dele) ao Glastonbury, que tem contabilizado prejuízos em suas últimas edições.

O Hop Farm do ano passado deu sinais de que poderia enfrentar problemas em suas edições seguintes. Um dos headliners em 2012 era o grande cantor e poeta Leonard Cohen, que teve seu show cancelado faltando apenas duas semanas para o evento. Os shows foram transferidos para Londres e quem havia comprado ingresso para assisti-lo no festival recebeu o dinheiro de volta e teve direito a uma pré-venda exclusiva.

Com o cancelamento de Cohen, o evento do ano passado sofreu prejuízo, o que acabou refletindo na organização deste ano, que reduziu o número de entradas para 10 mil. Em 2011, todos os quase 30 mil ingressos diários foram esgotados, puxados por shows de Morrissey, Eagles e Prince.

No início deste ano, o Hop Farm foi confirmado em meio ao intenso noticiário local que informava sobre a dívida do evento, que beirava 5 milhões de libras, após a empresa que o organizava decretar falência no final do ano passado. Na lista dos credores, estavam prestadores de serviço, a polícia de Kent e artistas como Peter Gabriel, Richard Ashcroft, Suede e Primal Scream, que não receberam a grana de seus cachês do ano passado.