Blog POPLOAD

Quando você conversa sobre música, você diz essas coisas?

Lúcio Ribeiro

>>

* Popload em Seattle. Well, whatever, nevermind.

Me deparei hoje com um muito divertido (e bem sério, haha) manifesto sobre gosto musical no site indie Pigeons and Planes. Gosto musical e seu jeito de expor seu pensamento em conversas, nas redes sociais, aquelas coisas que a gente VÊ DIARIAMENTE em qualquer lugar do planeta. Chama ''Dez coisas escrotas que hipsters dizem sobre música''. A introdução é muito boa, então vou cop… republicar na íntegra a parada dos Pigeons and Planes. Com uma ''tradução livre'' e intervenções, hehe. Tem um final genial meu, para completar. Haha.

Bom, o que eu quero perguntar mesmo é se você conhece ''alguém'' que fala essas coisas.

A intro: ''Somos fãs de música. Superfãs de música. Obsessivos, nerds. Queremos nada mais que sentar em frente de nossos computadores e, de preferência sem a interrupção de outros seres humanos, ouvir muita música, o dia inteiro. Nós provavelmentes somos também esnobes. Nós ouvimos tanta música, pensamos tanto sobre música que a gente não consegue evitar em ter fortes opiniões. Do tipo odiar o Justin Bieber, ter vergonha do David Guetta ou ainda contar aos nossos amigos sobre essa brilhante banda nova que a gente acabou de descobrir, sempre tendo como ponto de vista a importância da música. Para o hipster é diferente. Música é apenas uma arma na constante guerra com a sociedade para parecer cool''.

1. ''Na verdade eles não são tão bons assim ao vivo''
Essa tem dois propósitos. Acabar com sua opinião e ao mesmo tempo mostrar quão intensa é experiência musical do hipster, porque afinal ele já viu ao vivo essa banda que você se entusiasmou com o disco.

2. ''Eu gostava deles, uns dois anos atrás''

''Eu gostava deles antes do Pitchfork falar'' é também uma opção.

3. ''Eu gosto mais do remix do [inserir o nome do produtor desconhecido]''
…Insistir que você gosta da versão remix do produtor que ninguém nunca ouviu falar é apenas um outro jeito de tentar manter seu refinado gosto musical isolado do resto do mundo.

4. ''Você já ouviu os projetos paralelos dos caras dessa banda?''
Se acontecer de você gostar do mesmo artista ou banda de um hipster, ele rapidamente vai encontrar outro jeito de se diferenciar de você.

5. ''A música que eles escolheram para single é a pior do álbum''
Basicamente o single é a música mais popular e que a banda acha que você pode gostar mais. Isso não funciona com o hipster.

6. ''Este é o disco mais importante da década''
Isso pode ser irritante ou agradável quando há um grupo de hipsters conversando e alguém menciona algum daqueles álbuns que só hipster ama. Na tentativa de se sobrepor aos outros e provar que eles realmente apreciam o quanto essencial este ou aquele disco foi, os hipsters vai ficando mais e mais exagerado sobre discos obscuros, até um deles dizer para você que um disco de acid jazz de lançamento independente vendido apenas numa loja de Wichita foi o mais importante disco da década.

7. ''Minha amiga saia com o cantor''
Porque hipsters adoram se conectar com bandas e músicos. Do jeito que for, mesmo sendo através de uma ''amiga''. Eles esperam você dizer o quanto uma banda é incrível e o quão incrível seria conhecer os integrantes e daí tascam a para cima a cascata ''minha amiga ou meu amigo…''

8. ''Deles eu só gosto das coisas de início da carreira''
Só porque um recorde foi lançado antes de a banda x ficar famosa, isso não necessariamente quer dizer que é o ''melhor trabalho deles''. Na verdade, em vários casos, quando a banda ganha experiência, ajusta seu potencial, trabalha com melhores produtores e geralmente amadurece, sua música melhora. Para um hipster, entretanto, o imbatível mérito do ''trabalho de início de carreira'' é só para desbancar você, que não deve ter ouvido o grupo antes do ''sucesso''. Ou, ainda melhor, você ouviu e nem gostou tanto assim.

9. ''Parei de gostar quando começou a tocar no rádio''

Esta é frase clássica, o ápice do hipsterismo. Não funciona tanto no Brasil porque não temos (ou temos pouquíssimas) rádios que prestem. Mas ainda assim. No Brasil, na verdade, é ainda mais legal porque se alguém comentar que ouviu a tal música ser tocada na rádio 89FM, por exemplo, o hipster fala: ''Eu não ouço rádio brasileira''.

10. ''Eu conheci os caras da banda na infância''
Vamos supor que em um dia destes quaisquer o hipster esbarra em seu Instagram e vê que você de repente postou uma foto de uma farra no backstage dos Rolling Stones antes do show da reunião deles. Que merda é essa?, se pergunta na hora o hispter. Mas não se preocupe. O hipster irá além de você e dará um jeito de exibir conexões privadas de algum jeito e muito mais íntimas que as suas, até mesmo com outra banda, menor, afinal a intimidade dele com a música não tem nada a ver com bandas tão populares de linha ''celebrity''.

PS meu: um dia desses, acho que no Instagram, peguei a conversa de dois amigos, um falando para o outro sobre uma banda obscura que ele tinha ouvido. O outro respondeu, rapidinho: ''Por que você está falando deles? Eles lançaram material novo?''

CATAPLÁ!!!!!!!

>>

Tags : hipster