Blog POPLOAD

Atenção: Popload Gig anuncia nova edição com THE BREEDERS tocando o “Last Splash”

Lúcio Ribeiro

>>

* A Uuuuuuuuuum. A Uuuuuuuuuuuum.

O festival Popload Gig, um dos tentáculos ''live'' deste blog, já tem sua edição 21 confirmada. Dia 24 de julho, o Cine Joia receberá o Popload Gig com a incrível banda americana THE BREEDERS.

Importante instituição do rock “alternativo” americano dos anos 90 e derivada dos mitológicos Pixies, o grupo juntou neste ano sua formação original para comemorar com um lançamento de um box especial e com concorrida turnê os 20 anos do seminal disco “Last Splash”, um dos álbuns pontuais da música na década de 90.

O Breeders é o grupo formado no início dos 90 pela guitarrista Kim Deal (baixista dos Pixies) com outra musa sonora do indie ianque da época, a guitarrista Tanya Donelly, que tocava no ótimo Throwing Muses. Toda essa gente e bandas frequentavam como amigos a cena de Nirvana, Sonic Youth, Dinosaur Jr e os próprios Pixies. Donnely largou as Breeders já no primeiro disco. “Last Splash”, o segundo delas, foi lançado em setembro de 1993 e fez a banda estourar no mundo todo, principalmente por causa da pegajosa música “Cannonball”.

Com um riff de baixo inconfundível na introdução, a música aparece na lista de “Melhores Músicas dos Anos 90” da bíblia indie Pitchfork e é descrita como um dos maiores “hinos do indie” pela revista NME. Impulsionada pelo vídeo dirigido por Spike Jonze e Kim Gordon (Sonic Youth), “Cannonball” é considerada faixa clássica da “era MTV”, e ajudou o álbum a ganhar um disco de platina.

“Last Splash” saiu neste mês em sua versão deluxe, remasterizado. E rebatizado como “LSXX”, para indicar os 20 anos. Um DVD saiu junto e separado do álbum comemorativo. O disco é tocado na íntegra nessa turnê especial, agora “abraçada” pelo Popload Gig.

Os ingressos para o Popload Gig com The Breeders custam entre R$ 100 e R$ 200. A venda deve ter início na próxima quarta-feira, 29 de maio, no site do Cine Joia e na bilheteria da casa, de segunda a sexta, das 14h às 18h.

Com vinte edições no currículo, o Popload Gig já trouxe ao país em mais ou menos quatro anos shows históricos do calibre de LCD Soundsystem (em seus últimos dias), Primal Scream tocando o “Screamadelica”, The Rapture, The Kills, Grizzly Bear e recentemente o cultuado cantor e músico Daniel Johnston, em rara apresentação marcada por muita comoção do artista e do público. Além do Breeders, você já deve saber, o Popload Gig tem em sua agenda outra edição confirmada para agosto. Dia 28 daquele mês, o Beach House se apresentará também no Cine Joia. E vem mais por aí…