Blog POPLOAD

Nós <3 Live Sessions

Lúcio Ribeiro

>>

Um dos maiores baratos da música são as live sessions que as bandas, DJ’s e artistas em geral fazem para estações de rádio, TV e internet mundo afora. Não por acaso, este espaço tem seu próprio “cantinho” de música ao vivo, as Popload Sessions, que destacam bandas nacionais mostrando seus trabalhos e pagando tributo a nomes internacionais que os influenciam. Tem espaço também para os gringos, o Teenage Fanclub e o Cribs não me deixam mentir.

Também não é por acaso que a Popload Session figura entre os posts de maior repercussão por aqui, o que vale induzir que a galera curte ver suas bandas favoritas ou novinhas tocando ao vivo em um ambiente fechado com som redondinho.

Algumas das principais rádios “indies” do mundo e até mesmo sites de grandes corporações, como o império jornalístico inglês ''The Guardian'', têm investido cada vez mais nessas live sessions. Muitas delas são disponibilizadas 5 minutos depois de acontecerem e não é difícil encontrar todas elas prontinhas em podcasts gratuitos para baixar. Dando uma zapeada rápida por aí caçando sessions recentes justamente para ilustrar este post, não foi difícil encontrar logo três apresentações destacadas.

Uma das minhas estações favoritas, a KEXP de Seattle, provavelmente faz as melhores sessions do mundo junto com a rede britânica BBC e seus mil tentáculos. A KEXP é uma das rádios mais ouvidas por quem curte novas tendências e nuances do indie e esse tipo de música em geral que a gente adora ouvir. E o mais legal é que a maioria dessas sessions vão parar no canal da rádio no YouTube, em vídeo mesmo. Não faz muito tempo, o incrível Black Rebel Motorcycle Club fez uma apresentação de quase meia hora para a rádio, com entrevista e tudo, mostrando músicas de seu novo disco. Daí o vídeo registrado da session veio em preto e branco, para “combinar” com a banda.

Outra rádio que está entre as minhas favoritas, a KCRW de Los Angeles, também é bem boa nesse quesito. Vira e mexe, bandas que estão bombando fazem shows exclusivos especialmente no programa ''Morning Becomes Eclectic''. Recentemente a gente destacou por aqui a apresentação do Foals. Esses dias quem esteve por lá foi o grupo Portugal. The Man, que lança seu novo álbum nesta semana. O Devendra passou por lá também.

O big jornal ''Guardian'', para tentar aproximar seu leitor – e conquistar novos – neste espaço internético, tem destacado bandas tocando ao vivo em performances exclusivas para seu site. Hoje mesmo soltaram um vídeo bem bacana do veterano Suede mostrando seu novo single “Hit Me”, que nos faz pensar que estamos em 1995.

* Hoje mesmo, só ver o post abaixo, ''acordei'' ouvindo o Disclosure na Radio One, em session incrível que deixa a Popload de prontidão esperando cair on line para postar aqui mais tarde. Como não amar?

>>