Blog POPLOAD

Oh no. Kim Deal deixa os Pixies (mais uma vez)

Lúcio Ribeiro

>>

Baixa na formação histórica dos Pixies. A lendária banda alternativa norte-americana, em “férias” desde 2011, anunciou hoje que a baixista Kim Deal, uma de suas fundadoras, está deixando o grupo.

O comunicado oficial é meio evasivo. Diz apenas que Kim resolveu deixar a banda e que os Pixies são orgulhosos dela ter feito parte do grupo nos últimos 25 anos.

Kim Deal entrou nos Pixies em 1986 e sempre teve divergências com Frank Black. O primeiro hiato do grupo foi no início dos anos 90, quando ela criou o Breeders. Na volta aos Pixies, a banda lançou o clássico “Trompe Le Monde”, em 1991, e chegou a excursionar pelo mundo com o U2. No ano seguinte, foi Black quem saiu do grupo, que ficou em stand by mais uma vez. Nesse meio tempo, Kim lançou com o Breeders o seminal “Last Splash” em 1993, disco que pauta a turnê atual do grupo, que vai ser tocado na íntegra no Popload Gig mês que vem.

Os Pixies retornaram em 2004 e, desde então, se reúnem de forma esporádica para pequenas turnês e shows em festivais.

Kim está na estrada com o Breeders e tem parada confirmada no Brasil. A banda toca dia 24 de julho no Popload Gig, em show marcado para o Cine Joia, com ingressos em ritmo acelerado de vendas. Não sei bem, mas dizem que há uma versão, não confirmada, que a Kim Deal saiu dos Pixies para se concentrar apenas no show do Popload Gig em julho. Hehe.