Blog POPLOAD

O nome da banda é… DIIV

Lúcio Ribeiro

>>

* Banda que remete a um pós-punk inglês triste e úmido, mas também bonito e viajante, eu curto muito essa nova DIIV, que, não tem jeito, vem do Brooklyn, Nova York. Toda vez que uma música do DIIV começava em rádio indie americana, tipo no ano passado, eu achava que estavam tocando um Joy Division obscuro, às vezes um Cocteau Twins. Passou um tempo e eu achei estar ouvindo shoegazers, coisas como Ride e Chapterhouse, já atravessando para os anos 90, manifestação boa inglesa que o grunge do Nirvana abafou.
Mas, enfim, sempre referência inglesa para essa banda de molequinhos do Brooklyn.

A primeira vez que vi com os olhos (sorry) o DIIV, inclusive descobrindo que se pronunciava o nome como se estivesse falando a palavra ''dive'', foi no programa do David Letterman. Em dezembro do ano passado. Olha o David Letterman me proporcionando conhecimento. Toma essa, Jimmy Fallon.

O DIIV é tipo o Tame Impala, no visual. E na gênese da banda. Porque o grupo tem dono, o Z. Cole Smith, um faz tudo que montou uma banda para tocar suas ideias. O menino já tem meu respeito por ter botado esse nome em sua banda por causa da música ''Dive'', do Nirvana.

Quando falo ''visual'', lembrando que a banda é do Brooklyn, é para quebrar aquela ideia dos mil grupos indies do bairro hipster de Nova York que têm aparência nerd, óculos e roupas de brechó. O DIIV parece um bando de skatista, assim como o Parquet Court, outra banda nova adorável do Brooklyn, parece um bando de… ''garotos normais''. O Brooklyn continua uma fábrica, mas sua aparência mudou. Isso é um outro estudo a ser feito!!!!

Lá no Letterman tocaram essa pequena maravilha que se chama ''Doused'', em performance a-b-s-u-r-d-a para divulgar o primeiro disco, ''Oshin''. O guitarrista e vocalista com uma camiseta do Black Sabbath. Antes de trazer o DIIV para 2013, o vídeo do Letterman com ''Doused'' é este aqui.

Nessas vi um pedaço do show deles no recente Sasquatch Festival, perto de Seattle, em maio. Nem vou me debruçar muito sobre o que eu posso testemunhar do DIIV ao vivo, porque vi umas quatro músicas, mas dá para falar que eles gelaram em atmosfera, com a música deles, ali naquele palco pequeno bem longe do principal. um final de tarde lindo. E isso não foi uma coisa ruim.

Acontece que…

Agora o DIIV, já trabalhando o segundo disco, soltou hoje um vídeo de uma música nova, ''Dust'', que é mais um ensaio ao vivo, postado no Tumblr da banda. Deve rolar mais alguns nos próximos dias, de canções novas, mas o DIIV deve soltar o segundo álbum só no ano que vem. Mas quer ter material novo para adicionar ao disco do ano passado nas turnês da Europa, incluindo festivais de verão tipo T in the Park, que estão por vir. E para isso estão servindo os ensaios.

Então, um novo-novo DIIV está rolando assim:

>>

Tags : DIIV