Blog POPLOAD

A polêmica da não-turnê do Morrissey, que parece estar bem de saúde em Los Angeles com o… Noel Gallagher

Lúcio Ribeiro

>>

Um dos maiores imbróglios envolvendo shows recentemente na América do Sul, sem dúvida, é esse dos que o Morrissey faria na região. O ex-líder dos Smiths, que passou grande parte do primeiro semestre lutando contra problemas de saúde, estava bem para excursionar em terras latinas durante um mês, em turnê que começaria em Lima no início deste mês e terminaria em Brasília, dia 4 de agosto.

O primeiro capítulo da saga se iniciou exatamente no Peru. Morrissey já estava na cidade de Lima há alguns dias e estava até ensaiando o repertório dos shows, mas um dia antes das duas apresentações na cidade ele precisou adiar os compromissos devido a uma intoxicação alimentar e voltou para Los Angeles. Desde então, pipocaram notícias de que toda a turnê latina havia subido no telhado, mas as produtoras locais sempre soltavam notas desmentindo os boatos e garantido os shows.

O “boato” final rolou no sábado, quando o próprio Morrissey postou uma carta no site True To You, canal quase oficial do cantor, na qual o maior britânico vivo dizia que já estava cansado de pedir desculpas por tantos contratempos e cogitou, inclusive, se aposentar. Mesmo com o comunicado pesado de Morrissey, produtoras da Argentina e do Brasil ainda asseguravam que os shows iriam rolar e a venda de ingressos continuou.

Só que, na última segunda-feira, veio o comunicado oficial por parte do staff de Morrissey informando que a turnê estava mesmo cancelada. Desde então, surgiram especulações se o cancelamento teria relação com os problemas de saúde de Morrissey, mas a alegação mais plausível, parece, é que o cantor “não quis vir” por questões financeiras.

Ainda na segunda-feira, a produtora Colors, responsável pelos shows de Morrissey no Peru e no Chile, soltou um extenso comunicado tentando explicar o cancelamento da turnê. De acordo com a produtora, a opção partiu do próprio cantor, tanto que até seu empresário ficou surpreso com o comunicado publicado pelo artista no sábado pela manhã.

A Colors disse que, desde então, procurou seus direitos junto ao staff de Morrissey e exigiu explicações mais claras. De acordo com o comunicado despachado para a imprensa, Morrissey alegou que uma vinda para a América do Sul neste momento “não seria atrativa por questões econômicas”, tanto que ele usa o termo “lack of funding” em sua carta. A alegação do lado da produção do cantor é a de que Morrissey recentemente teve muitos gastos financeiros ''inesperados'' com questões médicas e com deslocamentos inesperados de sua equipe saindo de Lima para Los Angeles e outra parte para Londres.

Por fim, a Colors lamentou todo o ocorrido e fez questão de frisar que a quebra do acordo foi unilateral (por parte de Moz). Desde o cancelamento oficial, fãs do cantor misturam sentimentos que vão do amor ao ódio. Uma foto de uma fã circulou nas redes sociais nesta semana, com o Morrissey ao fundo, em um bar, com uns amigos.

Agora apareceu outra foto, divulgada pelo ator e comediante britânico Russell Brand, na qual ele aparece ao lado de Morrissey e Noel Gallagher em um outro bar, na cidade de Los Angeles, ontem.

Parece que a saúde está em dia para o nosso ídolo. O Noel confirma.

>>