Blog POPLOAD

Disclosure: post número mil

Lúcio Ribeiro

>>

* When the fire starts to burn… And starts to spread…

* A dupla eletrônica Disclosure, sensação da nova música britânica e frequentadores sem parar da Popload, dois irmãos novinhos que fazem crossover dançante de um caminhão de referências que vai de house a indie a disco, a dance inglesa ''de rádio'' dos 90, a eletrônica cantada, estão bombando tanto, mas tanto, mas tanto, mas tanto, que devem escapar no Brasil de mãos de produtores independentes brasileiros para ir parar no Lollapalooza nosso do ano que vem. Se pans.

Donos de um dos discos mais lindos do ano, ''Settle'' (lançado em junho), e presença constante já em festivais cool, turnês idem pelos EUA e Europa, os brothers Lawrence foram há pouco tempo atrás oferecido para apresentações pequenas no Brasil (para a agenda de 2014, óbvio). Mas logo as conversas foram desaparecendo, à medida que o conceito do Disclosure subia e subia. E, agora, desde o Chile, vem boatos de que a dupla estaria ou pode aparecer no Lolla 2014. Tomara, porque isso pode ter desdobramento em clubes de SP, o que traz os caras a seu habitat natural: as pistas.

Acho que já disse isso aqui, cruzei o caminho do Disclosure em maio, no Sasquatch Festival, perto de Seattle. Lembro que os caras estavam espremidos no line-up, então, eu, apenas como curioso desses ''carinhas dance da Inglaterra que estavam bombandinho'', fui à tenda onde tocavam para ver qual era a deles depois de sair no meio de um show que eu muito queria ver (preguiça de pesquisar para lembrar qual era, mas acho que era Postal Service). Cheguei na tenda no meio do Disclosure, mas não aguentei muito lá dentro, talvez uns 20 minutos. É que a tenda estava superlotada e superlotando ainda mais porque a próxima atração seria o Steve Aoki e logo o lugar ia se transformar em uma espécie de ''Projeto X'' ao vivo, hahaha. Sabe o filme, não? Ninguém estava nem vendo que o Disclosure estava ali. E o som bombava bonito…

Enfim, estou até com dificuldade de selecionar materiais para um post dos últimos acontecimentos que envolvem o Disclosure, de tanto que tem. Mas vamos tentar.

Por exemplo: ontem eles ganharam o Disco de Ouro na Inglaterra pelas vendagens do disco, lançado apenas em junho. Pensa. E pensa ainda que quando eles lançaram, um álbum de estreia que é, era época de lançamento do Daft Punk, Queens of the Stone Age e, semanas antes, David Bowie. Acho que foi ontem. Vi a dupla comemorando no Facebook.

A Radio One inglesa, da BBC, mostrou na sexta passada, no incrível e sempre importante ''Essential Mix'', o set de duas horas que a banda gravou para o programa, apresentado pelo conhecido produtor, DJ e radialista Pete Tong. Set de DJ, mesmo. Duas músicas do Disclosure propriamente remixadas com techno, house, Detroit, Gang Starr, Dusky, Omar e outras coisas. Curti a repercussão que teve em blogs indies disso. Intensa. E aqui está o Essential Mix do Disclosure, para ser ouvido. Já encontrei para baixar. E baixei.

Disclosure, ou seja dance music, na ótima capa da bíblia indie ''New Musical Express'', na edição que está indo para as bancas agora, hoje. Eles até pegaram leve na manchete: ''Hanging loose with the brothers who've turned British dance music upside down

No final de semana, o Disclosure tocou no Oya Festival, na Noruega. Achei um videozinho de trecho de Latch, faixa dance romântica absurda que o Sam Smith canta (mas que não estava lá nesse dia para cantar e tals). Enfim, vale pela vibe. Festivalzinho na Noruega, Disclosure tocando em palco durante o dia, galera parecendo gostar muito. Tentemos fazer um exercício torto para ver se vinga eles tocando aqui no Lolla no ano que vem, ou coisa assim. Repare bem, perto do final do vídeo curto, o povo na frente do palco, para uma atração ''fria'' eletrônica.

>>