Blog POPLOAD

Rough Trade, a loja inglesa de discos, cria o VIP de streaming (!?)

Lúcio Ribeiro

>>

* Hein?

Uma das lojas de disco mais cool do mundo, ou uma das únicas cool que sobraram, a Rough Trade de Londres, que fica no lado East da cidade, tem uns dos shows mais concorridos da capital inglesa. Bandas pequenas, semanalmente, se apresentam no palquinho dentro da loja, quando lançam seus discos e tudo mais. Às vezes uns grupos maiores tocam, porque performance da Rough Trade sempre rende um buchicho para quem é de fora e está na cidade para fazer show, mesmo.

Bom, daí que a Rough Trade enxergou nesses shows particulares um negócio e vai criar uma área vip de streaming. Explico.

Quanto tem uma apresentação no palco da loja, geralmente quando alguém está lançando disco no dia ou na semana, a Rough Trade distribui gratuitamente uma senha para os primeiros que comprarem o álbum lançado. Assim que a loja abre, na manhã de segunda. Ou do dia que for. A senha, geralmente uma pulseira, permite o comprador de ver o show. Costuma não levar duas horas para esgotar, dependendo da atração/lançamento.

Agora, começando a partir da próxima semana, a Rough Trade vai transmitir ao vivo esses seus shows exclusivos para um público seleto de 1000 pessoas. E essas 1000 pessoas vão concorrer a esse VIP de transmissão se pré-comprarem o álbum da banda que vai se apresentar.

Por exemplo, a bombada banda de gatas californianas irmãs HAIM (abaixo) vai lançar seu disco de estreia no próximo dia 30 de setembro. E têm show marcado na loja no dia seguinte, 1º de outubro.

Para ver o show na loja, dia 1/10, terça, cerca de 200 fãs que comprarem o disco a partir da abertura da loja, às 8h da manhã da segunda, 30/9, poderão ver as garotas de LA ao vivo.
Para acompanhar o show por streaming, em casa, a pessoa tem que pré-comprar o disco na loja virtual da Rough Trade e incluir o desejo do ''Live-Stream Pass'' na cestinha de compra. Quem for escolhido entre os 1000 compradores que assistirão ao concerto das Haim vai receber um email aproximadamente 20 minutos antes do início do show.

Pensa: uma ação que reúne loja de disco, compra de álbum antes de ele sair, banda, público e internet. A indústria da música, ainda perdida nos novos tempos, segue dando um jeito de se ajeitar a eles.

O projeto da Rough Trade se chama 1000Live e você pode obter mais informação aqui. Semana que vem tem show do trio inglês London Grammar, que solta álbum début na segunda-feira. O grupo de moleques-Beatles da Irlanda, os Strypes, se apresentam também nesse esquema na semana que vem.

>>