Blog POPLOAD

Popload tocou no Rock in Rio 2013

Lúcio Ribeiro

>>

* Hoje está acontecendo a retomada do Rock in Rio Festival, que se diz o maior festival do mundo, mas eu digo um dos mais loucos. Eu já tive a oportunidade de ir a uns eventos desse naipe por aí e nunca vi um público tão diversamente bizarro num festival tão diversificado e gigante.

Hoje o ''rock'' volta a fazer sentido no festival do Rio que nem o ''Rio'' do nome às vezes faz sentido.

A Popload esteve no Rock in Rio 2013 na primeira parte, no final de semana passada. Para tocar. Eu toquei para 85 mil pessoas no Rock in Rio, a foto abaixo não me deixa mentir. Embora a história não seja tão simples assim.

Quando os shows do palcão Mundo lá embaixo se encerravam, começava uma baladinha na área vip que contratou meus serviços de DJ para tocar nos intervalos. Entre os espaços exclusivos dos patrocinadores do Rock in Rio, a que pertencia às marcas onde estávamos (eu e um amigo) era a única fazendo isso. Então nosso som, nos intervalos ''silenciosos'' do festival, ecoava pela plateia, a que estava mais para o fundo. Atraía até uma galera. Enfim.

O apartamento que eu aluguei na Barra, no Rio, a 10 minutos a pé do festival, era colado à que hoje é a área onde está sendo construída a Cidade Olímpica, para os Jogos do Rio em 2016. A minha janela dava para esse local aí da foto abaixo.

Acontece que esse é o lugar onde ocorreu o histórico Rock in Rio I, o de 1985, o princípio de tudo. E, no meio das edificações que se erguem agora para a Olimpíada, está a famosa redoma de arame que ficava do lado oposto ao palco principal, onde desfilaram Queen, AC/DC, Iron Maiden, Scorpions, Whitesnake, Ozzy, Yes, Rod Stewart, James Taylor. Os ''indies'' da época foram Go-Go’s, B 52's e Nina Hagen.

Não sabia dessa. A armação de arame do Rock in Rio I ainda sobrevive no terrenão. E ainda não foi ao chão para dar lugar aos prédios olímpicos. Tentei ver se achava alguém nas obras para perguntar se é recomendação de alguém manter a estrutura saudosa, mas não encontrei.

Sobre os shows da primeira semana, curti o Muse, a metade final do Justin Timberlake, Autoramas + B Negão e o melhor de todos: Offspring. Haha. Quem diria?

>>