Blog POPLOAD

Popload em Austin. Os morcegos, Franz x Thom Yorke, o Divine Fits, a Lorde

Lúcio Ribeiro

>>

* Popload no Texas. Keeping Austin weird E not messig with Texas. Não quero problemas.

Ponte dos morcegos no centro de Austin, vista do meu hotel. É chamada de Congress Avenue bridge. Já falei (e não me canso) umas 200 vezes dessa ponte, a cada viagem que faço a Austin. Moram nas arcadas dessa construção dos anos 60 cerca de 1 milhão de morcegos, de origem mexicana, e que vieram morar no Texas, tipo para fazer faculdade, haha. O número varia entre 750 mil e 1,5 milhão. Dizem que tem época do ano que tem mais morcego que gente em Austin. Os bichos ficam aqui em Austin no verão e passam o inverno no México, que eles não são bobos. É um ponto turístico de Austin. Tem até uma estátua perto, já a fotografei para posts antigos da Popload. Turistas ficam em cima da ponte, nas janelas de hotéis, no parque da ponte e em barcos para ver os morcegos saírem quando começa a anoitecer. Tem JANTAR especial em barco, para ver os morcegos saírem para caçar animaizinhos em parques e matas da região. Um estudo feito em 1999 aponta que os morcegos criam um impacto econômico que rende perto de 8 milhões de dólares aos cofres de Austin

* O cancelamento do último dia do festival Austin causou um agito desgraçado na cidade, por conta de bandas que estavam na cidade e armaram show de última hora para não perderem a viagem. Foi a ''mais significante chuva em três anos'', segundo o principal jornal daqui, o ''Austin American-Statesman''. Não chovia desde abril, na cidade. E, quando choveu… Parece que no Austin City Limits a maior parte de barracas de comida foram levadas pela água, todos os palcos tiveram danos, lixo foram (molhados e) espalhados etc. Alagou uma porção de toda a parte central do Texas.

Não choveu no domingo todo em Austin, mas o estrago já estava feito. Tentaram eliminar as bandas iniciais e começar o festival às 15h, em vez de 11h da manhã, mas não teve jeito.

Mas, enfim, daí bandas como Atoms for Peace (do Thom Yorke), Franz Ferdinand, Noah and the Whales e Divine Fits, já que estavam em Austin, quiseram aproveitar as 239.993.999.209.345 casas de shows da cidade e pegar uma para se apresentar. Todas a um preço simbólico de 10 dólares, em dinheiro. O Divine Fits tocou de graça. Chegou, entrou. Tumulto em todas as casas, parece. Eu fui, CLARO, ver o Divine Fits, haha.

Quarteto americano formado em 2011 acho que em Chicago, o Divine Fits pelo que eu entendi fez o primeiro show da vida exatamente em Austin, Texas, há dois anos. No final do ano passado, lançaram o bem bom primeiro álbum ''A Thing Called Divine Fits''. Filmei minha preferida ontem, a ótima ''Would That Not Be Nice'', algo mudada e mais rocker ao vivo. O show do Divine Fits foi no famoso The Parish, na mais do que famosa rua 6, a região da muvuca de Austin.

Ainda sobre os shows de ontem no domingão pós-cancelamento, rolou uma espécie de ''briga'' entre Alex Kapranos e Thom Yorke. Quando Austin acordou no domingo com o festival cancelado (o martelo foi batido às 10h), o Franz fechou o gigante ACL, a casa de shows oficial de Austin, lindona, para fazer seu show-extra que acabaria sendo ''o show'' na cidade. Mas daí, por volta das 14h, anunciaram o Atom for Peace no ACL. Kapranos foi ao Twitter perguntar se tinha alguma casa que podia receber o Franz Ferdinand para um show ontem. Um carinha ajudou a fazer o show acontecer no Infest, antigo Antone's. Pelo que eu soube, o concerto do FF rolou lindo. O Infest fica uns três minutos andando do meu hotel. Austin é uma cidade muito impiedosa.

* Uma chegada na Waterloo, uma das grandes e sobreviventes lojas de discos dos EUA, para comprar o vinil comemorativo do Nirvana e outras coisinhas. A parada da loja, uma das mais indies de toda a América, só tem mulher na liderança dos álbuns mais vendidos. Primeiro é o das irmãs Haim, de Los Angeles. Em segundo está o disco da neozelandesinha Lorde.

Em algum momento do rolê eu estava usando minha camiseta do Daniel Johnston, a ''Hi How Are You'', a do sapo, quando o motorista da van, o Clint, me disse: ''Tem um famoso painel enorme com esse símbolo em um muro da cidade. Pessoas param bastante para tirar fotos de lá. Nunca soube o que era''. O sapo simpático de Johnston virou ponto turístico em Austin. Fica na Guadalupe Street, perto do campus da Universidade do Texas. o ''Hi How Are You'' está numa região chamada The Drag, uma área que tem várias livrarias, lojas de material escolar, restaurantes e brechós muito frequentada pelos estudantes da mais populosa universidade americana. As paredes dos prédios e casas da região são todos grafitados. Tem, além do Johnson, a do gato dormindo.

* A Popload está no Texas a convite do Texas Tourism e da United Airlines.

>>