Blog POPLOAD

Arcade Fire no Rio de Janeiro. No Circo Voador ainda por cima. Já pensou?

Lúcio Ribeiro

>>

061113_afire

Atração principal das edições latinas (e provavelmente da matriz Chicago mais para frente) do Lollapalooza, a banda canadense Arcade Fire vai aos poucos arquitetando sua turnê mundial para o ano que vem. O giro do Win Butler & Cia começa pela Austrália em janeiro, já tem o Primavera Sound espanhol confirmado, um certo burburinho envolvendo o Coachella e os festivais do Perry aqui em nossa região.

Mas sempre quando um artista vem ao Lollapalooza, surge a dúvida: “vai ter show extra?”. O sempre quente Arcade Fire Tube, uma espécie de fonte de notícias ''oficiais'' que não vem diretamente assim da banda, mas quase sempre em primeira mão e que tem agitado o Twitter nos últimos meses, ventila a possibilidade de um segundo show do Arcade Fire no Brasil. Esta apresentação seria solo e em um lugar pequeno. Com todo esse clima batuque e carnaval, tudo aponta para o Rio de Janeiro. Melhor, Circo Voador.

Em recente entrevista ao jornal carioca Extra, Régine Chassagne falou do papel importante do Rio nas gravações de “Reflektor”, que surgiu a partir do filme “Orfeu”, lançado no fim da década de 50 e é cheio de imagens da cidade na época. A obra serviu como pano de fundo para um vídeo inicial de “Afterlife” e, em seguida, para o streaming do álbum. Ao Extra, Régine comentou que a banda não vai deixar o Rio de fora. “Não abrimos mão do Rio. Quando tocamos no Tim Festival, em 2005, o que mais nos marcou foi o conhecimento rítmico dos cariocas. Foi inesquecível”, disse à publicação, para a qual confessou ser fã de música brasileira e ter se encantado com o filme. “Adoramos tanto o filme quanto a música de Tom Jobim, Luiz Bonfá e João Gilberto. Foi um acidente mágico, mas aquelas imagens do Rio nos anos 1950 se relacionam de forma impressionante com a música do Arcade Fire hoje”.

O Arcade Fire Tube entrega que as participações no Lolla e esse tal show extra em lugar pequeno no Brasil serão as únicas datas dos canadenses na América do Sul. A banda tem feito shows em locais pequenos nas últimas semanas e em alguns deles tem pedido, inclusive, que o público vá com ''fantasias de carnaval''. Vamos esperar para ver se rola esse carnaval indie do Reflektors no Circo.