Blog POPLOAD

Lou Reed e o terror da alma

Lúcio Ribeiro

>>

* Um dos passeios obrigatórios para quem perambula por estes dias em Nova York, tirando dar um pulo no Brooklyn para ver a abertura da loja inglesa Rough Trade por lá (inaugura dia 25), é em Manhattan ver a mostra “Edgar Allan Poe: Terror of the Soul” (''Terror da Alma'', em português). A exposição de um dos maiores escritores americanos de todos os tempos, romântico pendendo ao macabro, vai até o dia 26 de janeiro, mostrando três áreas caras à obra farta de Poe, escritor predileto dos escritores: poesia, conto e crítica literária.

poe

Agora chegaremos onde queremos chegar, Poe. No último dia 5 de novembro estava marcada uma aparição de Lou Reed na exposição de Edgar Allan Poe, como parte das atrações da mostra. O roqueiro ia falar sobre o escritor. Não rolou. Lou Reed morreu alguns dias antes, no final de outubro. Os ingressos para ''Lou Reed on Edgar Allan Poe'' estavam esgotados. E estão sendo devolvidos para quem os comprou.

Acontece que a Morgan Library & Museum, local da exposição de Poe, disse que muito pouca gente pediu o dinheiro de volta. Muito pelo contrário, os dias que se seguiram à morte de Lou Reed foram os mais visitados da mostra. Principalmente o dia 5, em que o saudoso músico se apresentaria conversando sobre o escritor. As pessoas foram ver Lou Reed sabendo que Lou Reed não estaria lá. Sinistro à la Poe.

Lou Reed era fascinado por Edgar Allan Poe. Há 10 anos, em 2003, ele compos um disco inteiro conceitual dedicado ao escritor, chamado ''The Raven'', em que Reed transforma alguns contos de Poe em letra. O álbum, sensacional, é duplo e tem dezenas de convidados especiais, nos instrumentos, nos vocais, na capa de Julian Schnabel. Laurie Anderson, mulher do roqueiro, mais Antony Hogart e David Bowie são apenas algumas das participações. A lista é imensa.

Em tempo, ''The Raven'', do qual Lou Reed emprestou o nome, é para nós o poema ''O Corvo'', uma das mais famosas peças literárias de Edgar Allan Poe. Publicada pela primeira vez num jornal de Nova York em 1845, foi traduzido para o português por Machado de Assis e Fernando Pessoa, apenas.

Desse ''The Raven'' de Lou Reed, destacamos a música ''Who Am I?''. Lou Reed interpretando Poe no rock. Coisa de gênio. Ouve que intenso…

>>