Blog POPLOAD

A séria questão “Novos Curitibanos” e o vídeo nacional do ano

Lúcio Ribeiro

>>

* Ontem à noite no Wonka, em Curitiba, teve apresentação da banda local One Sky Two Visions, também conhecida como 1S2V, uma dupla electrorock que pelo que eu entendi ao vivo vira quarteto e fica mais rock que electro. ''O Wonka tinha gente muita gente bacana e esquisita também'', disse Sandro Malk, que faz os vocais e guitarras e synths da dupla, enquanto David Paradise se encarrega da bateria.

A cena de Curitiba, a gente acompanha por aqui mais que os curitibanos (haha), tem muita banda bacana e esquisita, como falou o membro do 1S2V, sobre o público que foi vê-los ontem em show no Wonka.

Screen Shot 2013-11-27 at 7.05.47 PM

Os chamados (por mim?) Novos Curitibanos do pequeno underground da cidade são muitos e variados. Curitiba tem até uma cena indie mais indie que a cena inde de lá, me entenda. Se agrupam em coletivos de arte, tem gente que lança disco em fita cassete, estende até Santa Catarina seus tentáculos de gravação.

Num dia desses, o ótimo Audac fazia um lindo show em São Paulo e antes de entrar no palco me dizia que nada acontece em Curitiba para os curitibanos da cena. Que eles preferiam fazer um bate-volta e tocar em São Paulo para encontrar algum agito.

Ou o olhar estrangeiro é enganoso, ou Curitiba dorme sobre suas próprias glórias. Porque do chão de onde saem tantas Araucárias tem brotado também bandas férteis e várias ideias. Daí voltamos ao começo do post, para falar do espetacular vídeo do One Sky Two Visions (nome bom), para música ''Luv Is Far Away'' que vai estar no próximo EP, ainda a ser lançado. Sim, o 1S2V foi formado no ano passado e só tem um EP.

O vídeo é bem pensado, bem executado, a música é legal e mostra várias partes de Curitiba, tipo produto exportação. Aparece a Praça do Japão, o lago do Parque Barigui, o muro colorido do Centro Cívico, ali do lado do Palácio Iguaçu e a parede amarela do MON, o museu do Niemeyer, o Museu do Olho.

Aê, Curitiba. O sentimento The Scene That Celebrates Itself pode estar despertando. Porque vocês não sabem o que estão perdendo. Ou, pior, podem saber.

>>