Blog POPLOAD

Nick Cave: 20 mil dias na Terra e 15 segundos ao piano

Lúcio Ribeiro

>>

* Nick Cave, em cena de ''20,000 Days On Earth''

210114_nickcave

Um dos grandes destaques do famoso festival de cinema Sundance neste ano é o documentário de quase 100 minutos que aborda o cotidiano e o processo de criação em torno da arte do inconfundível gênio Nick Cave.

Sob o espirituoso e feliz título ''20,000 Days On Earth'' – ''Os 20 mil dias de Nick Cave na Terra'', em português – a produção é uma mistura de documentário e ficção, com texto narrativo, focado em mostrar e aprofundar no processo de criação de um dos artistas mais cultuados e festejados da música, na ativa desde o início dos anos 70.

A direção é assinada pelos cineastas Iain Forsyth e Jane Pollard. A premiere do filme aconteceu ontem em Utah, com presença do músico. Após dar algumas palavras sobre a obra, Cave fez uma performance ao piano, da qual se tem pouco registro ainda, tipo este:

Com quatro décadas de ótimos serviços prestados aos mundos da música e do cinema – e muitos discos depois – dá para dizer que a gente não conseguiu cansar do Nick Cave, nosso ídolo cavernoso. O mais recente disco de Cave com os Bad Seeds, “Push The Sky Away'', lançado em fevereiro do ano passado, mostrou como ele anda com a criatividade aflorada e como ainda tem a capacidade de assombrar o mundo com baladas incríveis e tensas, daquelas que, se você parar para prestar atenção nas letras, nunca mais consegue ouvir o álbum do mesmo jeito, envolvido pela figura de um Cave que mais parece um inacreditável pregador gótico discursando sobre envelhecer, morte, assassinatos, prostitutas de bom coração, Lúcifer e pegando todos estes temas, hum, ''densos'', para serem debatidos em forma de música boa.

Cave é Deus, no fim das contas.

210114_cave

Cave ontem em Utah, na premiere do filme que o homenageia

>>