Blog POPLOAD

Kevin Barnes supera drama de família em forma de música e vídeo

Lúcio Ribeiro

>>

270114_ofmontreal

Ano passado, a luxuosa e psicodélica banda indie Of Montreal, nome que consta no histórico do Popload Gig, lançou o bom disco ''Losy With Sylvianbriar''. Cheio de referências a bandas psicodélicas dos anos 60 e 70, o registro ficou conhecido como o trabalho mais ''difícil'' do vocalista e compositor Kevin Barnes.

Primeiro, ele disse que sua intenção sempre foi a de trabalhar a produção do álbum de forma rápida, para manter um alto nível de ''espontaneidade e imediatismo', dando valor às letras e não rodeando muito a produção dos arranjos, como se fazia ''antigamente'', nos anos 60.

Só que no meio das gravações, Barnes passou por momentos pessoais complicados. Ele precisou dividir as atenções do trabalho com situações que envolveram diversos problemas de saúde de sua esposa e de sua filha. Barnes chegou a falar sobre o assunto em entrevista para a revista americana Rolling Stone e informou que fez até uma música para sua família, a ''She Ain't Speaking Now''. ''Compus essa música quando minha esposa e minha filha estavam de cama com uma terrível doença. Foi durante a gravação do disco e eu estava um tanto quanto paranoico com a situação delas. Eu tinha que prender a respiração quando estava perto delas. Escrevi a canção quando estava temendo pelo pior. Por sorte, ambas se recuperaram”.

A letra é um tanto tensa. Tem trechos tipo: ''Like some sepulchral tableau / I sit frozen holding your hand / Though I’m trying to think only / Positive thoughts I understand'' e ''Girl with the flu, I hear the death rheum / She ain’t doin' well / Her eyes they seem cast and fatherless / Her psyche's cracked or / Anyhow, She ain't speakin' now''

Mas como o mundo dá voltas e algumas delas trazem notícias positivas, as duas se recuperaram e a esposa do Kevin, a Nina Barnes, dirigiu o novo vídeo da banda, não por acaso para a faixa que seu marido compôs para ela.

''She Ain't Speaking Now'', o vídeo, é todo psicodélico como o som do grupo. É repleto de imagens coladas, coloridas e sobrepostas. Esse tipo de coisa que a gente tá acostumado a ver vindo da banda norte-americana.

>>