Blog POPLOAD

E agora: quem vai ficar com Morrissey?

Lúcio Ribeiro

>>

“Quem tem os Smiths, Johnny Marr e Morrissey na sua vida tem mais do que os outros. Que me desculpem os outros.”

MorrisseyLivro

Que pesadelo (dos tempos indie-modernos)… Já é difícil ter que decidir quem vai ficar com o ventilador novinho e com a geladeira parcelada. Agora pensa nos pôsteres autografados, na coleção de ''toy art'' do ''Walking Dead'' que vocês decidiram começar juntos, no toca-discos vintage que vocês trouxeram daquela viagem, nos vinis raros… NOS VINIS! Pior ainda: na hora da separação de bens, materiais ou não, quem fica com aquele bar que a gente costumava frequentar, juntos? Quem fica com o restaurante da sexta-feira à noite? E pelamordeDeus: quem leva o Morrissey?

Primeiro romance do escritor paulista Leandro Leal, ''Quem vai ficar com Morrissey?'' (sim, lembra ''Quem vai ficar com Mary?'' e ele sabe disso) gira em torno do ''quem vai ficar com as crianças'' de um casal sem filhos. Não satisfeito por Lívia deixar a relação sem nada, Fernando quer ainda mais: a posse da ''jukebox mental'' do casal, as músicas que ''são dele'' e que ele não quer que a ex continue ouvindo. Quem nunca? Como se pode imaginar, ele é o cara que descobriu os Smiths na adolescência e desde então, nunca mais foi o mesmo. Quem nunca [2]?

''Sim, a história é bem autobiográfica'', disse Leandro à Popload. ''Claro que tem muito de ficção, mas o ponto de partida surgiu num evento absolutamente real — o fim de um longo relacionamento. Sempre que isso acontece, rola aquela divisão de coisas. Mas essas coisas sempre são físicas: carro, casa, móveis, livros… e discos. Aí, pensei: 'Certo, cada um ficou com os discos a que tinha direito. Mas quem tem o direito de continuar a ouvir certas músicas? Eu posso muito bem exigir que ela nunca mais ouça o Morrissey, com os Smiths e em carreira solo. A lei estará do meu lado: afinal, o Morrissey é um bem que adquiri antes de conhecê-la, que dividi com ela enquanto estivemos juntos. Separação total de bens!' Passado o delírio, vi que não havia nenhum fundamento naquilo. Mesmo assim, podia ser um bom ponto de partida para uma história.''

content_id

Assim como ''Alta Fidelidade'', livro do inglês Nick Hornby que completa VIN-TE anos (!) no ano que vem e que virou uma bíblia no assunto literatura com referências pop, apesar do drama musical e sentimental do personagem central, o livro tem ''um quê de comédia''.

''Quem vai ficar com Morrissey?'' tem prefácio assinado pelo jornalista musical português Pedro Gonçalves (ex-diretor da revista lusitana ''Blitz'') e é dele a frase que abre o post, antes da foto inicial. Dobradinha: o livro também inaugura a Coleção Impulso, etiqueta para novos autores criada pela Edições Ideal, a mesma que lançou ''Na Estrada Com Os Ramones'', além do ''Mondo Massari'' e das biografias do Slayer, do Dave Grohl e do Motörhead. Vai ser a primeira investida da editora em um livro de ficção.

A capa ainda não foi revelada, mas sabemos que ela terá a assinatura do designer e ilustrador de Curitiba Butcher Billy, famoso pelas cores e o estilo pop de seus desenhos, dois deles ilustrando o nosso post. Veja todos os trabalhos dele aqui.

Abaixo, a Popload destaca, com exclusividade, um trecho do livro:

“Smiths e Morrissey eram coisas minhas, que eu dividi com você. Tipo a minha cama.”

“Sua cama? Do que você tá falando?”

“Depois que a gente se separou, você vir a um show do Andy Rourke com outro cara é o mesmo que trepar com ele na minha cama. E, comigo presente nesse show, é fazer isso enquanto eu estou lá, tentando dormir.” Se estivesse sóbrio, talvez Fernando não tivesse coragem ou palavras mais exatas para expor seu improvável raciocínio, de lógica ainda mais improvável. Um absurdo, que passou despercebido pelo seu superego, mas não passaria por Lívia.

“Você tá bêbado, Fernando. Aliás, você é um bêbado.” Ela ameaçou levantar de novo, mas, de novo, Fernando a impediu. Segurando firme no seu braço, quase machucando-a, ele concluiu: “Escuta: quero que você pare de usar a minha cama. Não quero saber de você com outro homem nela. Antes, a cama era nossa, agora é minha.”

1619227_704573582907854_309090584_n

QUEM VAI FICAR COM MORRISSEY?
Leandro Leal
(Edições Ideal – 2014)
O livro tem página no Facebook, vai lá. Lancamento previsto para este mês.

>>