Blog POPLOAD

Single Parents, banda de SP, transforma o indie em negócio. Pra poder tocar

Lúcio Ribeiro

>>

* A veterana banda indie americana Sebadoh toca no Brasil em abril, o novíssimo músico canadense Mac DeMarco se apresenta no país antes, em março. E essas não são a ''grande notícia''.

O distinto senhor Lou Barlow, herói do underground desde os anos 80 por seus trabalhos no Dinosaur Jr. e Folk Implosion, além, óbvio, desse Sebadoh que vem aí, descansa a banda e aproveita para se apresentar solo e íntimo no Red Bull Station. Mas essa ainda não é a grande notícia.

No meu humilde entender, a ''big news'' aqui é o esquema que a esperta banda paulistana Single Parents armou por trás dessas vindas internacionais citadas acima para poder chamar a atenção para eles mesmos, para o Single Parents. Cansados de tocar no mesmo circuitinho de shows e não ir além disso, os caras do grupo paulistano resolveram fundar uma produtora, a Balaclava, penetrar no arriscado ramo de importadores de bandas gringas (as que eles curtem) e botar o Single Parents para abrir todas os concertos internacionais. Com isso, além de agitar o mercado, podem tocar nos lugares onde normalmente não os chamariam. É firmeza: quer o show do Sebadoh? Então o Single Parents tem que entrar no pacote. Genial.

Cada um em seu ramos de negócios e guardada as proporções, mas a iniciativa dos meninos do Single Parents, mais exatamente os esforços de Fernando Dotta e Rafael Farah para dar nome aos bois, é tão feliz para a cena indie brasileira como foi a do Queremos, no Rio de Janeiro, a agitadora de crowdfunding que passou a proporcionar shows bons no RJ (em geral em parceria com o Popload Gig) que nenhuma produtora grande queria levar à cidade maravilhosa.

balaclava

Rafael Farah e Fernando Dotta, integrantes do Single Parents, responsáveis pela produtora Balaclava e donos do selo Balaclava Records. Nossos Daft Punk?

Na verdade, a Balaclava existe desde 2012, mas como selo, o Balaclava Records. O selo surgiu quando o Single Parents precisava de alguém para produzir e lançar seu primeiro disco, o ''Unrest''. Resolveram fazer eles mesmos.

Para a aventura de mexer com shows internacionais, a Balaclava versão produtora fez parceria com a Brain Productions.

Já o selo Balaclava tem, além do próprio Single Parents, um total de nove grupos e artistas. Nacionais e gringos. Bonifrate (do Supercordas, do Rio), a americana de dream pop Minks, Splashh, banda de shoegaze do Reino Unido e RØKR, projeto synthpop/chillwave de Roberto Kramer de Recife, são alguns deles. O selo acabou de fechar um acordo de lançamento dos discos das bandas Tyburn Saints (NYC), Terno Rei (SP) e Luziluzia (GO), projeto que conta com dois integrantes do Boogarins.

Obviamente não serão todos os shows gringos que o Single Parents botará o Single Parents para tocar. Bandas do selo deles entrarão na roda, também.

++++++

** MAC DEMARCO – O multiinstrumentista canadense, de 23 anos, se apresentará com sua banda no SESC Belenzinho (São Paulo) nos dias 19 e 20 de março. A turnê é nova, de seu próximo disco, ''Salad Days'', que será lançado ainda em abril, mas já se encontra devidamente vazado na Internet. Os ingressos começam a ser vendidos no site do Sesc no dia 10 e nas unidades do Sesc dia 12. DeMarco toca ainda em Porto Alegre, no Beco 203, no dia 21/3. Ingressos já à venda aqui.

** SEBADOH – A banda de Lou Barlow (foto abaixo) vem em abril para apresentações em São Paulo, Rio de Janeiro, Maringá (PR), Cataguases (MG) e Pernambuco (Festival Abril Pro Rock). As datas ainda estão sendo costuradas. A abertura dos shows fica por conta do Single Parents, que assim engata uma turnê nacional de respeito.

Lou-Barlow

** LOU BARLOW SOLO – O cultuado músico indie faz concerto solo nas dependências cool do Red Bull Station, no Centro de SP, em data de abril ainda a ser divulgada. Os grupos Single Parents e The John Candy (RJ) fazem as honras de abertura.

** SINGLE PARENTS – O grupo-produtora está na barca brasileira que se apresentará no Primavera Sound 2014, festivalzão de Barcelona, em maio.

Um agitozinho e o Single Parents já garantiu uma tour nacional e um show em festival bacanaço da Europa. 2014 é deles.

>>