Blog POPLOAD

A volta do Oasis. Remasterizado. E também em fita cassete histórica

Lúcio Ribeiro

>>

* I'm feeling supersonic!

oasis-fans-guide-to-london

* Um dos mais importantes discos dos anos 90, inevitavelmente, faz 20 anos neste ano. Neste ano de discos dos anos 90 fazerem 20 anos.

Mas, quando se trata de um álbum como ''Definitely Maybe'', disco de estreia de uma banda como Oasis, ainda mais sendo um vinil que eu não tenho na minha coleção de vinis, merece a celebração.

oasisdefinitely

Um ''Definitely Maybe'' remasterizado e que incluirá versões raras será lançado em maio, dia 19, na Inglaterra. Mas a história toda será maior e um ''pacote Oasis'' vem aí ainda em 2014. Até o fim ano, dentro de uma série chamada Chasing The Sun, dentro da gravadora Big Brother (que tem os direitos de relançar toda a obra do Oasis), serão relançados em versão reformada e gorda os discos seguintes dos irmãos Gallagher: o ''What's The Story (Morning Glory)?'' e o ''Be Here Now''.

A notícia do relançamento do ''Definitely Maybe'' em maio surgiu como um mistério para os fãs da banda. Apareceu ontem à tarde em um curto vídeo de Instagram, com várias fotos de Noel e Liam ''carimbado'' apenas com a data de hoje e o horário de 9 da manhã. O site da banda estava fora do ar. Ninguém sabia do que se tratava, embora a efeméride em si dava a pista.

Screen Shot 2014-02-26 at 10.38.40

O primeiro disco do Oasis vai voltar a viver antes da banda em si com uma versão normal em CD, a de download do álbum original, a de vinil com download grátis, uma especial de três CDs (um com o original e dois cheio de inéditas e ao vivo e demos) e uma caixa luxo com vinil e CDs.

Antes, no Record Store Day, dia 19 de abril, sai um vinil de 12 polegadas do single ''Supersonic'', o primeiro single, a música que mostrou o Oasis aos ingleses e deu início a uma certa revolução pessoal e íntima da música britânica.

A primeira vez que eu ouvi Oasis na vida foi graças a uma fita cassete encartada no semanário ''Melody Maker'', o ''rival-irmão'' do ''New Musical Express'' da época, veículo hoje extinto. Achei de cara que era alguma bandinha tentando fazer cópia de Stones e Kinks. E era. Mas uma cópia com personalidade. E o resto é história.

Screen Shot 2014-02-26 at 10.59.35

O material mais ''valioso'' desse relançamento será uma fita cassete em edição limitada que é réplica da fita de demos que o Oasis fez circular no comecinho da carreira, para mostrar seus materiais para a gravadora e conseguir marcar uns showzinhos em bares pequenos. Foi uma dessas, com oito músicas e a bandeira da Inglaterra estilizada na capinha por baixo do nome da banda, que caiu na mão do produtor Alan McGee, da Creation Records, e que o levou a uma apresentação dos Gallaghers em Glasgow, Escócia, no famoso clubinho King Tut's. A lojinha do site do Oasis já está fazendo a pré-venda da fita, que sai por 10 libras cada. E tem as seguintes músicas: Cloudburst, Columbia, D’Yer Wanna Be A Spaceman? e Strange Thing no lado A; Bring It On Down, Married with Children, Fade Away e Rock’N'Roll Star no lado B.

O CD ''three-disc'' do ''Definitely Maybe'' vai estar assim carregado:

Disco 1
1. ‘Rock’n'Roll Star’
2. ‘Shakermaker’
3. ‘Live Forever’
4. ‘Up In The Sky’
5. ‘Columbia’
6. ‘Supersonic’
7. ‘Bring It On Down’
8. ‘Cigarettes & Alcohol’
9. ‘Digsy’s Dinner’
10. ‘Slide Away’
11. ‘Married With Children’

Disco 2
1. ‘Columbia’ (White Label Demo)
2. ‘Cigarettes & Alcohol’ (Demo)
3. ‘Sad Song’
4. ‘I Will Believe’ (Live)
5. ‘Take Me Away’
6. ‘Alive’ (Demo)
7. ‘D’Yer Wanna Be A Spaceman?’
8. ‘Supersonic’ (Live)
9. ‘Up In The Sky’ (Acoustic)
10. ‘Cloudburst’
11. ‘Fade Away’
12. ‘Listen Up’
13. ‘I Am The Walrus’ (Live Glasgow Cathouse June 1994)
14. ‘Whatever’
15. ‘(It’s Good) To Be Free’
16. ‘Half The World Away’

Disco 3
1. ‘Supersonic’ (Live At Glasgow Tramshed)
2. ‘Rock’N'Roll Star’ (Demo)
3. ‘Shakermaker’ (Live Paris in-store)
4. ‘Columbia’ (Eden Studios Mix)
5. ‘Cloudburst’ (Demo)
6. ‘Strange Thing’ (Demo)
7. ‘Live Forever’ (Live Paris in-store)
8. ‘Cigarettes & Alcohol’ (Live At Manchester Academy)
9. ‘D’Yer Wanna Be A Spaceman?’ (Live At Manchester Academy)
10.’Fade Away’ (Demo)
11. ‘Take Me Away’ (Live At Manchester Academy)
12. ‘Sad Song’ (Live At Manchester Academy)
13. ‘Half The World Away’ (Live, Tokyo hotel room)
14. ‘Digsy’s Dinner’ (Live, Paris in-store)
15. ‘Married With Children’ (Demo)
16. ‘Up In The Sky’ (Live Paris in-store)
17. ‘Whatever’ (Strings)

>>