Blog POPLOAD

Courtney Barnett com problemas para respirar na Califórnia

Lúcio Ribeiro

>>

courtney

* Pô, procurei vídeos do show da menina australiana Courtney Barnett dentre as 120 atrações do Coachella 2014, mas não achei nenhum, haha. A apresentação dela não está entre as que foram transmitidos ao vivo pelo festival, o que já dificulta. Outra: ela tocou tipo 2 e pouco da tarde de ontem, domingão. Ninguém que se interessa por ela deve ter chegado com um iphone na mão tão cedo, naquele calor, no terceiro dia de festival. Coachella mata.

Mas ainda assim, digo de novo, a Popload teria aqui pelo menos um lindo filminho do ''hit clássico'' dela, a linda ''Avant Gardener'', no Coachella 2014, se eu lá estivesse.

Gostei de uma resenha feita por algum jornal de alguma cidadezinha californiana que se prestou a escrever sobre o show dela. Vou deixar em inglês. ''The audience was relaxed as well, sitting or even lying down on towels. The ones who we’re standing bobbed their heads with their eyes closed''.

Em compensação para a falta de vídeos do show (se alguém achar, me mande por favor), encontrei várias entrevistas e algumas sessions dela para esses blogs e rádios que orbitam em torno de eventos como o Coachella, instalando estúdio ou QG perto ou mesmo dentro do festival. Galera convidou forte a Barnett para ir. Bom, uma artista assim, desse tamanho, deve ser fácil levar para ''trabalhar a divulgação'' nos EUA.

Tipo essas sessions aqui, abaixo, com Barnett tocando ''Avant Gardener'' exclusivamente para duas rádios: a 94.9 FM, de San Diego, cujo lema é ''It's about the music'', e para a conhecida 91x FM, outra rádio independente de San Diego. Courtney Barnett, por algum motivo, é quente em San Diego, haha.

Lembrando: ''Avant Gardener'', uma das músicas deste ano embora toque sem parar nas rádios indies americanas desde tipo novembro de 2013, está em EP que virou álbum, já que a garota ainda não teve tempo de entrar em estúdio para fazer um disco cheio depois que a música ''pegou''. Prensaram dois EPs juntos que virou o ''primeiro álbum'' dela. Já escrevi aqui, acho que duas vezes, que ''Avant Gardener'' é sobre Courtney ter acordado numa segunda-feira besta e resolver arrumar o jardim da casa dela, que está numa situação deplorável e os vizinhos acham que ninguém mora lá, de tão abandonado que parece o lugar. Ou isso ou, como ela diz na letra, que devem pensar que o jardim lixo que ela mantém é para esconder um laboratório de metanfetamina na casa. Courtney Barnett assiste ''Breaking Bad''.

Daí, ela canta, resolve levantar da cama para dar um jeito nisso, nessa segunda-feira, dia de calor de matar na Austrália. O problema é que ela tem problemas de respiração e começa a passar mal. Ela tem problemas de respiração. E naquela faxina do jardim passa a achar que vai morrer. Daí vêm os paramédicos salvá-la. Alguém chamou.

Está acompanhando? Haha.

Ela se apavora com a chegada dos médicos. Não porque está mal. Porque não tem assistência médica. ''Eu prefiro morrer do que ficar devendo para hospital até o resto da vida''. Está na música, juro. Daí nessa recebe uma injeção de adrenalina no peito, direto no coração. E diz sem sentir igual à Uma Thurman pós-overdose (em ''Pulp Fiction''), haha.

Aí vem a melhor parte de ''Avant Gardener'': ao ser atendida pela paramédica, na ambulância a caminho do hospital, ela diz que a médica acha ela esperta porque ela toca guitarra. E Courtney diz que ELA acha a paramédica esperta porque ela salva vidas de pessoas que estão morrendo.

E segue para a parte final da música acreditando que estaria melhor se nem tivesse levantado da cama naquela segunda-feira besta.

Courtney Barnett, uma dessa leva de cantoras que fazem músicas incríveis narrando um cotidiano banal (Lorde, Lana Del Rey…), é gênia.

>>