Blog POPLOAD

Ouça com atenção: o Captain Murphy vai falar. Mas quem é Captain Murphy?

Lúcio Ribeiro

>>

Faz algum tempo, a Popload reverberou um mistério que tem tomado conta da música nos últimos tempos. Uma nova cara apareceu no novo rap, com um hip hop bem alternativo, de vanguarda. Captain Murphy, na verdade, não tem uma cara. Tem só um nome, até porque ninguém ainda descobriu quem é ou o que é. Nem os bambas sites gringos Pitchfork e Gorilla VS. Bear, redutos indies bem informados, sabem ao certo quem está por trás do projeto de forma oficial.

Fato é que, mesmo sem lançar um EP, o Captain Murphy começou a intrigar todo mundo no meio do ano. Foram lançandos apenas vídeos-cascata para suas músicas em seu canal no YouTube, um deles com a canção “The Killing Joke”, criada a partir do sample de “Ave Lúcifer”, d’Os Mutantes. Muito começou a se especular se o CM não era o Tyler the Creator, o Flying Lotus, os dois, nenhum dos dois ou um desconhecido. A hipótese de que seja um combo também é sempre levantada. Diante dessa polêmica toda, ele zoou com todo mundo em forma de música. “Speculating my identity / Good luck, you’ll never find me”; “I never wanna rule the world / I only wanna watch it burn”, diz ele na “The Killing Joke”.

Depois de todo esse mistério, o CM lançou sua primeira mixtape, acompanhada de um vídeo. Durante 35 minutos, as músicas com conteúdo NSFW aumentam ainda mais a curiosidade em cima do projeto, que em algum momento contou com participações de Flying Lotus, Madlib, Clams Casino, TNGHT, Just Blaze, Jeremiah Jae, Teebs e Samiyam, todos eles artistas do cast do selo do Flying Lotus. Mas nem ouse pensar que o CM é o Flying Lotus, como fez um curioso.

“Duality” (ou Du∆lity), a mixtape, está no ar desde o último final de semana e é bem boa. Ao que tudo indica, o CM se resume a uma forte e incrível parceria entre Tyler e FlyLo. Enquanto a identidade não é revelada – se é que será – a gente confere aqui.