Samba indie: Radiohead na Sapucaí
Lúcio Ribeiro
>>
Tudo bem que eles demoraram muito para passar por aqui com turnê e tal, mas não dá para negar que a turma do Radiohead ama o Brasil de um jeito peculiar, especialmente o guitarrista Ed O’Brien.
Ele, que já veio ao país em outras oportunidades para passear, sempre mostrou interesse em “coisas nossas”. Já passou Réveillon em São Luiz do Paraitinga e visitou o espaço do AfroReggae com o Caê, por exemplo. Gosta tanto da vibe misteriosa daqui que escolheu o país para passar o ''fim do mundo'', em 2012. Ou que não foi ele, e sim o colega de banda Jonny Greenwood. Ou os dois. Ou nenhum dos dois, como foi desmentido pela banda. Mas que foi confirmado pelo dono da fazenda/hotel e pelo secretário de turismo da cidade. Talvez nunca saberemos da verdade.
Em férias do Radiohead, que deve voltar ao estúdio para gravar novo álbum somente no segundo semestre, o guitarrista Ed O’Brien veio de novo ao Brasil por estes dias para conferir de perto um dos nossos maiores produtos de exportação: o Carnaval. Ele, que geralmente curte a festança de Paraitinga, deu um pulo em um dos camarotes da Sapucaí para conferir o desfile das escolas de samba. Meu medo é que, depois do tecnobrega dos Strokes, esses gringos queiram se aproveitar dos nossos ritmos em suas músicas. Imagina um sambinha do from-outer-space Radiohead para concorrer ao prêmio de ''música mais bizarra e misteriosa do ano'' junto com a ''One Way Trigger''…
A foto do Ed (à direita) ao lado de um amigo (?!) apareceu no Instagram e indica que ele provavelmente estava se divertindo com o que estava vendo. Muito!
>>