Blog POPLOAD

As raridades do Nirvana, do vídeo alternativo de “Heart-Shaped Box” ao primeiro contrato com a Sub Pop

Lúcio Ribeiro

>>

Caiu na net a “versão do diretor” do vídeo de “Heart Shaped Box”. O diretor, no caso, é o renomado Anton Corbijn. O vídeo alternativo de um dos principais hits do Nirvana estará no box de comemoração dos 20 anos de lançamento do “In Utero”, a ser lançado dia 23 de setembro. Eleito na época como “disco do ano” por publicações como LA Times e Rolling Stone, “In Utero” ficou marcado por faixas como essa “Heart-Shaped Box”, “Rape Me” e “Dumb”. A edição de luxo vai incluir nada menos que 70 faixas bônus entre gravações remasterizadas, remixes, faixas demos e materiais inéditos. Junto com o material, será lançado também, na íntegra (em CD e DVD), um dos lendários shows do grupo – “Live and Loud” – realizado em Seattle em 13 de dezembro de 1993, no Píer 48.

A “versão do diretor” para “Heart-Shaped Box” muda especialmente no minuto 3:07. Na versão original, que foi para a TV, a banda continua cantando/tocando de dentro do hospital. Na do diretor, Kurt Cobain aparece deitado no meio de uma plantação, com uma névoa em volta. A mulher gordinha e a menininha vestida de Ku Klux Klan ficam mais tempo na tela, também, enquanto o Kurt tá lá, deitadão.

Esse “director’s cut” já tinha saído em DVD na caixa do Corbijn, mas nunca apareceu na net antes. Abaixo, o vídeo original e o alternativo.

* Seguindo essa onda de raridades sobre a maior banda norte-americana dos últimos tempos, a gravadora Sub Pop divulgou o primeiro contrato do Nirvana, assinado em 1988, pela bagatela de “600 dólares bem gastos”. Pela banda, assinaram Kurt Cobain, Krist Novoselic, Jason Everman e Chad Channing. Na época, o grupo era um quarteto e não contava com Dave Grohl. A papelada previa o lançamento de três discos pela gravadora. O primeiro álbum lançado pelo Nirvana foi “Bleach”, em junho de 1989. Aí, descontente com o trabalho feito pela Sub Pop, o grupo assinou em 1990 com a major Geffen, pela qual lançaria “Nevermind” pouco tempo depois.