Blog POPLOAD

Popload no Texas. A tempestade de Austin e as camisetas do Lionel Ritchie

Lúcio Ribeiro

>>

* Em San Antonio de manhã, em Austin à tarde.

* Depois de conhecer a incrível “cidade dos hospitais”, de Houston, o Houston Medical Center, que tem prédio lindo e sofisticado até para unha encravada do pé esquerdo, com salas de consultório, hospital, clínica especializada, curso de enfermagem, integração com a Universidade do Texas, centro de voluntariado e helicóptero para te resgatar se sua unha zoou (estou exagerando, claro, mas é para dar a dimensão da coisa por lá).
Depois de visitar a “cidade da comida saudável” em San Antonio, a CIA, Culinary Institute of America, um centro lindo, hipster, amigo dos cachorrinhos, com escola, feirinha de comida local, restaurantes cool, padoca absurda, barraca de tacos em que toca XX e Strokes no meio da rua, em região que era abandonada até pouco tempo e hoje é o paraíso para os vegetarianos, os que precisam de alimento gluten free e para os que saboreiam um delicioso muffin de chocolate com sorvete e creme doce a base de bacon.
Depois de tudo isso, chegamos a Austin, a “cidade da música”. Mesmo que abalada musicalmente porque as chuvas cancelaram o último dia do superfestival Austin City Limits, hoje, deixando os indies sem ver Lionel Hitchie. Na madrugada, uma tempestade varreu palcos e demais estruturas do evento. Mas ainda assim…

* Amigo que foi aos outros dias do festival me disse que ontem já tinha esgotado nas barracas de merchandise todas as camisetas do Lionel Ritchie, que tocaria hoje. Pensa. Muita gente tem a camiseta de um show que nem aconteceu. Vai virar artigo raro.

* Ainda em San Antonio, é impressionante como um monte de gente, de condutora de barcos a velhinhas que trabalham como guia de museu, cita o brasileiro Thiago Splitter, que joga basquete no time local, o Spurs, pela NBA. Fala do brasileiro assim que vêem brasileiros. Quase vêm te dar um abraço, tipo de agradecimento. Não sabia que era assim.

* Existe dois jeitos de caminhar pelas ruas do centro de San Antonio, à procura de agito. Pelas ruas em si, no nível de cima, e pelo Riverwalk, via underground, o longo trajeto às margens de um canal que corta a cidade, cheio de bares, restaurantes, clubinhos. Dá para andar de barco e caiaque em alguns trechos deste riozinho que fica no “andar de baixo” do nível das ruas e avenidas de San Antonio. Cool.

* Mudando de cidade, e sobre o Austin City Limits que rolou forte sexta e sábado, a gente tem aqui o show todo do Arctic Monkeys no festival. Uma hora com a turminha do Alex Turner é sempre um prazer. Não é, Lolla 2014?

* Na sexta-feira, aqui na TV americana, a banda do Kentucky de molecada Cage the Elephant se apresentou no David Letterman. Mostraram a música nova ''Come a Little Closer'', do disco novo, ''Melophobia'', recém-lançado. O Letterman pirou. Acabou a performance ele foi cumprimentar os meninos elogiando um monte. E mandando um ''Meu Deus, muito bom. O que vocês querem? Vamos sair e fazer algo. Vamos arrumar umas brigas ou coisa do tipo. Tremendo!'' Veja você mesmo.

* A Popload está no Texas a convite do Texas Tourism e da United Airlines.

>>