Blog POPLOAD

Primeira vinda do Blur ao Brasil foi fiasco de público. Conserta essa, PT

Lúcio Ribeiro

>>

* Primeiro de tudo, fiasco mesmo era o Credicard Hall, em São Paulo, palacete branco sonoro lááá longe, ter apresentado um ingresso deste naipe:

BLUR SP

O ano era 1999. Naquela altura, o Blur, o grande headliner do Planeta Terra Festival deste sábado, já tinha sido gigante do britpop, já tinha ''conquistado a América'' com o disco homônimo (que tinha ''Song 2'') e estava lançando o experimental disco ''13'', seu sexto. E a primeira visita do Blur ao Brasil rendeu perto de 2000 pessoas em São Paulo no Credicard Hall (onde cabem 7000) e apenas 1500 no Rio, no Metropolitan (hoje Citibank Hall, capacidade de 8500 seres humanos). Vai entender.

Vai entender que o Blur hoje, já mais na categoria ''banda histórica'' do que ''banda atual'', consegue atrair esse bafo todo a ponto de encher o Planeta Terra Festival. Mas ainda bem. Ficamos devendo essa para o Damon Albarn. Que essa desfeita antiga seja redimida agora.

Eu e o amigo do ticket acima ficamos tentando recuperar na memória o show de 1999. Eu fui a ambos. Lembro que gostei bem do show de SP, tirando o incômodo de não ver gente o suficiente para encher uma casa fechada para ver o Blur. Recordo-me ainda de achar morno o concerto do Rio, cuja impressão de fiasco era maior, o que deve ter atingido a banda também.

Acho que, por pedido da banda, antes da apresentação paulistano tocaram na casa um álbum inteiro do Pavement, o ''Crooked Rain, Crooked Rain'', que tinha sido lançado no fatídico porém fértil ano de 1994. Clima mais lindo impossível.

blur

E o show do Credicard Hall abriu com o ''single recente'' gospel ''Tender''. Pensa!

O Alex James fez aniversário no dia da apresentação de SP e Damon Albarn puxou o coro de ''Happy Birthday'' no final.

E, posso estar errado, mas lembro que o bis foi ''Girls & Boys'', ''There's No Other Way'' (o segundo single da história do Blur, que fez a banda explodir na Inglaterra) em versão punk, ''Parklife'' e ''Song 2''. Katapóf!

Pena que naquela noite de domingo besta de novembro de 1999 apenas 2000 paulistanos foram tão felizes.

Estou errado, Sidney?

* A foto do Blur deste post foi tirado do Facebook Wanted: Blur in Sao Paulo

>>