Blog POPLOAD

Sxsw: zoando os hipsters; e o show mais bizarro do festival

Lúcio Ribeiro

>>

* O Sxsw 2014 insiste em não acabar.

bannersxsw2014

1. Com 2000 bandas circulando num mesmo pedaço de cidade, no caso a incrível Austin, Texas, você vê show em todos os lugares durante o festival South by Southwest. No chão, na rua, na varanda, no rooftop, no estacionamento da churrascaria, em hotéis e, até, nos bares e nas casas de shows. Shows para 6000 pessoas, para 600, para 60. No caso da edição deste ano do maior evento de música nova do mundo, que acidentalmente mistura uma história trágica com superação, teve um show em um hospital. E para uma pessoa.

Uma das vítimas do maluco bêbado que, durante o festival, para fugir da polícia invadiu com um carro a toda velocidade uma região cheia de gente nas ruas de Austin e matou duas pessoas e feriu 23, teve uma tarde diferente, mas mesmo assim no espírito do Sxsw. No sábado, a garota Mason Endres, 18 anos, que no desastre da última quinta-feira teve o pescoço, o nariz e uma perna quebrados, viu sua banda predileta tocar para ela no quarto do hospital onde estava internada. Ela costumava seguir os passos da banda Jared & The Mill, de Phoenix, e mais uma vez ia ver o grupo ao vivo, não fosse o acidente.

A notícia dos ferimentos de Endres chegaram ao conhecimento da banda, que ajeitaram as coisas para ir ao festival e tocar a música predileta da garota ferida. O vídeo-reportagem, abaixo da foto da menina, conta toda a história. Tocante.

Screen Shot 2014-03-18 at 11.56.45

Mason Andres, 18 anos, vítima do grave acidente do Sxsw na quinta passada, na sexta postou no Twitter uma selfie toda estourada na cama do hospital. No sábado, teve um show exclusivo só para ela no quarto

18314_austinhospital

2. Já virou tradição zoar os hipster num festival cheio de hipsters como é o Sxsw. Já fizeram isso no Coachella e no Glastonbury, dos que eu me lembro. No ano passado, não exatamente um caso hipster mas ainda assim ''curioso'', zoaram uma galera no ''nosso'' Rock in Rio. Por algum motivo, um monte de gente usava camisetas ''fashion'' dos Ramones. E, na hora em que um repórter pedia para os trajados citarem pelo menos uma música da banda que estava na camisetas deles, não vinha nada. Chegaram até a fazer um vídeo de 3 minutos para a internet condensando toda a obra dos Ramones, ''para as pessoas que gostariam de usar uma camiseta dos Ramones com segurança''. Hahaha.

Daí que o famoso apresentador de TV dos EUA, o Jimmy Kimmel, resolveu fazer seu programa direto do Sxsw neste ano. E, claro, botou uma repórter para entrevistar a galera no meio da música para a moçada dar sua importante opinião sobre um monte de banda que estariam se apresentando no Sxsw 2014, não fossem elas todas fakes, inventadas. Mas ainda assim todos tinham uma opinião muito segura sobre tudo (alô, Facebook!). Veja a zoeira do Kimmel.

>>