Blog POPLOAD

Somaa, banda de Joinville, é com dois “as”, pô!

Lúcio Ribeiro

>>

* Para uma banda nova, que lançou seu primeiro EP virtual em 2012 lá em Joinville, Santa Catarina, o grupo Somaa tem dois vídeos que impressionam pela ''simplicidade com ideias''.

A banda tem o nome tirado de ''soma'', a droga ''perfeita'' que ilumina o livro futurístico ''Admirável Mundo Novo'', do Aldous Huxley. Que não tem efeitos colaterais e causa ''pura utopia''. Mas aí os rapazes do Somaa acrescentaram um ''a'' a mais no batismo do trio. ''Sei lá por quê'', justificou o vocalista e guitarrista Raphael Zimath. ''Para diferenciar'', disse ele, na explicação, digamos, oficial.

Os vídeos que eu vi do Somaa, o último deles recentemente lançado, carregam uma espirituosidade indie bacana que você enxerga também nas músicas que eles tocam e no release que eles mandam para a apresentação da banda.

Screen Shot 2014-03-21 at 11.40.30 AM

No informe descritivo do grupo que me enviaram, eles botam o título: ''Dois 'as' ao invés de dois 'emes' por favor'', se referindo ao jeito correto de escrever o nome do grupo. Me lembrou os Irmãos Rocha!, de Porto Alegre, que ficavam putos e reclamavam na hora para quem escrevesse sobre a banda sem botar a exclamação no nome.

No começo do release, em vez de falarem do grupo logo de cara, ou descreverem que a banda é Rafael Zimath (guitarra e vocal), Nedilo Xavier (baixo) e Tiago Pereira (bateria e voz), eles explicam o que é Joinville no contexto geográfico-sócio-musical brasileiro, mais ou menos: ''Santa Catarina é o único estado brasileiro em que a maior cidade não é a capital. E ela não é apenas a maior cidade do estado. É também a principal potência econômica de SC. Nela, o clima industrial e chuvoso propiciou a atmosfera perfeita para o surgimento do Somaa''.

Nesta semana o Somaa soltou uma música (quase) nova, em vídeo. ''Marionetes'', a canção, segue a bem amarrada linha roqueira anos 90 do trio e vai estar no terceiro EP que a banda produzirá, a ser lançado ainda neste ano. Esse primeiro single do próximo EP na real é do primeiro EP, de janeiro de 2012, chamado… ''Primeiro'', mas volta ao terceiro EP (e ao vídeo) totalmente regravada.

O segundo EP do Somaa não se chama ''Segundo'', e sim ''Colisão e Outras Histórias Ordinárias'', que saiu também em 2012, mas em dezembro. As músicas do Somaa podem ser ouvidas no site da banda.

Veja os dois vídeos que o Somaa, de Joinville, tem como cartão de visitas: o da nova-velha ''Marionetes'', em que eles filma uma história em que procuram um baixista novo, aparentemente, e o de ''Três'', faixa do EP de dezembro de 2012.

>>