Blog POPLOAD

Música de adolescente indie inglês, morto no ano passado depois de festival, chega às paradas do Reino Unido

Lúcio Ribeiro

>>

* Uma música de um garoto indie de Liverpool, que morreu no ano passado voltando do Bestival, um dos festivais de música mais bacanas hoje na Inglaterra, chegou ontem ao Top 40 das paradas da Inglaterra. A bela canção, chamada ''Rise and Fall'', composta um ano antes de sua morte, foi lançada como single semana passada e atingiu o posto de 38º no chart britânico.

Michael Molloy morreu em setembro passado, quando o ônibus que estava saiu da estrada e bateu, depois que o motorista teve um ataque cardíaco enquanto dirigia. Ele tinha 18 anos e voltava para a casa depois de passar o final de semana no festival. Na época, o caso chocou a Inglaterra, principalmente a região de Liverpool. Molloy, considerado um prodígio na música, tinha uma banda chamada Hostile Radio e aprendeu a tocar guitarra sozinho, aos 12 anos. Ele recebeu homenagens em eventos musicais de Liverpool e do famoso clube de futebol da cidade, em jogos do Campeonato Inglês.

Depois de sua morte prematura, o melhor amigo de Molloy, Alex Evans, seu parceiro sonoro, pegou duas músicas escritas e musicadas pelo indie morto e as terminou, botando os vocais. O DJ da Radio One da BBC, Rob da Bank, curador do Bestival, lançou o single por seu selo e está promovendo ações para ajudar a família do rapaz. Além de ''Rise and Fall'', o single tem também a música ''Hope You Know'', outra de Molley terminada por Alex Evans.

Sábado passado, em Liverpool, teve um concerto especial de lançamento do single, que teve a participação de Ian McCulloch, do Echo & The Bunnymen. Outro que se juntou às homenagens ao rapaz foi Ian Broudie, de outra banda famosa da cidade, o Lightning Seeds, que eu adorava.

A música de lançamento post-mortem de Michael Molloy, lindona, que pode ser comprada no iTunes inglês e cujo vídeo oficial é uma colagem de fotos e performances em vídeo suas com a guitarra (como a que abre este post), está aqui embaixo.

>>