Mamma mia: POPLOAD CONCERTI traz ao Brasil o astro pop italiano JOVANOTTI
Lúcio Ribeiro
>>
O Popload Gig anuncia mais uma edição para 2013, daquelas especiais com um nome diferente, como já teve o Popload Gig Cult e o Popload Gig Latino. Quem vem ao Brasil, especialmente para a edição POPLOAD CONCERTI, é o famoso compositor, outrora rapper e hoje estrela pop italiana JOVANOTTI! Ele se apresenta dia 22 de setembro no Cine Joia, em São Paulo. Os ingressos já estão sendo vendidos no site da casa, com preços entre R$ 70 e R$ 140.
Presença marcante no hip-hop italiano há 25 anos, Jovanotti, ou Lorenzo Cherubini, já lançou doze discos, oito deles no topo das listas de mais vendidos no país, seja ele passando por sua fase mais eletrônicas ou mais roqueira.
Seu último trabalho, ''Ora'', de 2011, estreou em primeiro lugar naquele ano e vendeu 600 mil cópias. Puxado pelos hits ''L'Ombelico del Mondo'' e ''Serenata Rap'', Jovanotti lota estádios por onde passa (cinquenta deles, sold-out, só em 2011).
Com influências que vão de Beastie Boys a Gogol Bordello e com letras impactantes e de apelo social, teve seu estilo muitas vezes comparado ao do ''cantor-poeta'' Bruce Springsteen. Já colaborou com artistas como Ben Harper, TV on the Radio, Bono Vox, Bomba Estereo e os já citados Beastie Boys, amigos do cantor.
Sua apresentação no festival Bonnaroo, há dois anos, foi tão elogiada pela crítica americana que rendeu ao músico uma retrospectiva de seus maiores sucessos (de 1988 a 2012) incluindo quatro faixas inéditas, a ser lançada em agosto nos EUA. Jovanotti vai passar uma temporada morando em Nova York para se voltar às origens do hip-hop e também para fortalecer os laços com os músicos e colaboradores locais.
O responsável por alavancar a carreira americana do rapper é o bombado e premiado produtor Ian Brennan, que produziu o disco solo de Kyp Malone (TV On The Radio) e que já trabalhou com Flea (RHCP), Fugazi e Nels Cline (Wilco), entre outros. Cinco milhões de discos vendidos depois, Jovanotti vem ao país para uma apresentação única no Popload Gig, que acontece no Cine Joia no dia 22 de setembro.
Jovanotti entra para o cultuado time de artistas que estão escrevendo a história do Popload Gig desde 2009. Entre suas edições históricas, o PG já ofereceu um dos últimos shows da carreira do grupo nova-iorquino LCD Soundsystem, assim como os britânicos do Primal Scream tocando na íntegra o seminal álbum “Screamadelica”. Daniel Johnston, Grizzly Bear, Tame Impala, The Rapture, The Kills, Metronomy, Friendly Fires, Miike Snow, Girls, Mark Lanegan, Wild Beasts, Nouvelle Vague e of Montreal são apenas alguns dos outros nomes internacionais que engrossam a lista de edições passadas do evento. Kassin, Copacabana Club, Me & The Plant, The Twelves e Holger são alguns dos nomes brasileiros que tiveram seu espaço.
Recentemente, o festival estreou dois novos projetos. O Popload Gig Residências com a cantora canadense Feist e o Popload Gig Latino, com a dupla Calle 13, de Porto Rico. Nos próximos meses, tem ainda The Breeders, Beach House, Tame Impala e o Popload Festival com o The XX. Fora outras novidades que estão por vir.