Então: o Daft Punk quis trollar o Grammy? E, afinal, quem é Daft Punk?
Lúcio Ribeiro
>>
Ainda continua rendendo a noite gloriosa e histórica do duo francês Daft Punk dominando o Grammy, domingo passado. Eles, que venceram cinco prêmios graças ao disco “Random Access Memories” e até se apresentaram ao vivo pela primeira vez em anos ao lado do Pharrell, do Nile Rodgers e do Stevie Wonder, andam causando diversos comentários e, claro, teorias conspiratórias que apontam uma possível trollagem por parte dos franceses Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem-Christo.
Durante a transmissão, muita gente da nova geração foi para a internet perguntar: “Who is Daft Punk?”. Teve isso. Como um dia já rolou com o Bon Iver e com o Arcade Fire. Abaixo uma amostra.
The real question is: who is Daft Punk?! #GRAMMYs
— Jesse Henry (@UncoverTheGreat) January 27, 2014
I'm showing my age. Someone's going to have to explain to me who or what #DaftPunk is. @GiulianaRancic #GRAMMYs #beatles4ever
— Dusty Reign (@DustyReign) January 27, 2014
Can someone tell me who the fuck Daft Punk is?
— Matt-Tastic™ (@CaptBerserker) January 27, 2014
So who's daft punk? There's two of them… Is one daft and the other punk?
— ⚡A-A-Ron⚡ (@aaronkylepybas) January 27, 2014
1. Who the fuck is Daft Punk. I'm sorry but if you're wearing helmets you don't deserve Grammys.
— Josie (@FoxieGaspie23) January 27, 2014
Depois que a poeira baixou, começaram as ''análises'' dos vídeos da premiação. Como o Daft Punk é cercado de mistérios e geralmente foge dos flashes, muita gente anda imaginando que eles podem nem ter ido ao Grammy e mandado apenas figurantes vestidos de robôs. Outros indicam que, sim, eles foram, mas estavam à paisana, enquanto os ''robôs falsos'' recebiam os prêmios no palco e tudo. Mas há quem acredite também que rolou tudo beleza e, milagre, eles apareceram de verdade.
O fato é que a teoria da conspiração envolveu dois indivíduos que sentaram ao lado dos robôs, com tipos físicos similares ao Thomas e ao Guy-Manuel. Ficaram pertinho dos robôs, mais perto que o Pharrell ou o Nile Rodgers. Em uma das entregas de prêmio, Pharrell dá um abraço efusivo no que seria o Guy-Manuel “humano”. Em outra entrega, enquanto está toda a trupe em cima do palco, inclusive os robôs, a transmissão do Grammy foca de forma enfática nessa dupla que ninguém sabe de quem se trata.
Seriam eles? Seriam sósias? É coisa da nossa cabeça? Humans after all?
* A verdade é que, #Spoiler, a dupla esquisita aí faz parte da equipe do Daft Punk e, dizem, ficaram com uma aparência ''próxima'' dos Daft Punk justamente para confundir as pessoas. Haha. O da esquerda é Cedric Hervet, que faz parte da equipe do duo. Já o da direita é Paul Hahn, manager da Daft Arts, escritório que gerencia a carreira do Daft Punk.
>>