Blog POPLOAD

Acaba quando termina: o novo fim do Walkmen como nós o conhecíamos

Lúcio Ribeiro

>>

170214_walkmen

Era o fim de 2013 e uma das bandas mais legais que se tinha notícia no indie dos últimos tempos anunciou um ''hiato extremo''. Grupo dos mais emocionais do rock americano, o Walkmen – formado por rapazes de alta classe e bem vestidos de Nova York, depois de mais de uma década prestando bons serviços à música – chegou a fazer um último show concorrido na Filadélfia e avisou que ''não se viam juntos fazendo um disco novo no futuro''.

Daí, em janeiro, eles mesmos confirmaram que o tal o ''extreme hiatus'' deles não iria durar dois meses. A banda topou tocar em um evento beneficente na cidade de Nova Orleans, organizado pelo jogador de basquete Matt Bonner, do San Antonio Spurs, junto com seu irmão Luke, que também foi atleta da modalidade. O evento faz parte do fim de semana da NBA All-Star e foi viabilizado pela Rock On Foundation.

Esse show, com toda pinta de ''reunion'', foi ontem. Mas, ao invés de hiato, a banda falou em ''fim''.

Hamilton Leithauser, vocalista do grupo que canta tão alto nos shows a ponto de suas veias parecerem querer saltar do pescoço a qualquer momento, fez um depoimento emocionado antes de cantar aquela que – eles dizem – ser a última música que o Walkmen tocou junto na vida. ''Como temos (um show) e depois temos outro e outro e então temos outro. E então nós temos uma reunião e, em seguida, temos uma outra reunião e, logo depois, uma outra reunião? Por que diabos não? É tão divertido tocar com esses caras, eles são os melhores. De qualquer forma, quer saber? Este é o fim. Esta é a última coisa que nós vamos fazer. Mas isso é ótimo. Esta é a primeira música que escrevemos juntos'', bradou o vocalista, com a voz embargada.

Em seguida, mandaram a ótima ''We've Been Had''.

Agora sim é o fim, parece.

* Leithauser vai lançar em algum momento de 2014 seu aguardado disco solo, que conta com participações de gente do próprio Walkmen, além de membros do Vampire Weekend, The Shing e Fleet Foxes.
Walter Martin, outro membro do grupo, solta dia 13 de maio seu disco solo ''We're All Young Together, com participações de Matt Berninger (National), do próprio Leithauser e da Karen O e Nick Zinner (Yeah Yeah Yeahs).

>>