Blog POPLOAD

Festival In-Edit agita SP com documentários de música. Quer um passe livre?

Lúcio Ribeiro

* A partir desta quinta feriado até o dia 11 de maio, São Paulo abriga a sexta edição do In-Edit, festival internacional de documentários sobre música que espalhará 60 filmes por lugares como CineSESC, MIS, Cinemateca, Centro Cultural de SP, Matilha Cultural e Cine Olido.

Screen Shot 2014-04-29 at 10.11.09

Dos famosos docs do Jimi Hendrix e do Pulp (foto acima) ao filme sobre a difícil Kathleen Hanna (Bikini Kill e Le Tigre), passando pela história nas telas do Circo Voador, famosa casa de shows do Rio, e a estreia de ''Triunfo'', filme sobre o dançarino e ativista Nelson Triunfo, precursor do hip hop no Brasil. Tem 23 filmes nacionais e 37 obras gringas que levam a música ao cinema.

A Popload destaca cinco dos vários filmes dessa mostra e bota à sorteio dois ''free passes'' para o festival todo. Para concorrer, o esquema é o de sempre. Candidate-se nos comentários deste post, dizendo-se a fim do passe livre. Até amanhã de manhã os dois vencedores serão avisados do prêmio. Vem nessa.

***

– MISTAKEN FOR STRANGERS

3/5, SÁBADO, 18h30, CINEMATECA
4/5, DOMINGO, 20h, CCSP SALA 1
7/5, QUARTA, 17h, CINE OLIDO

O documentário foi dirigido por Tom Berninger, irmão mais novo de Matt, vocalista da banda The National. O que era para ser um filme sobre o dia-a-dia de uma banda, acaba virando um retrato do relacionamento entre os irmãos e, principalmente, da diferença entre um e outro, o que deixa tudo tão engraçado a ponto de ter sido confundido (será?) com uma obra de ficção. Tom, ao que tudo indica, parece uma encarnação de um personagem do Jack Black: engraçado, gordinho, gosta de cinema e heavy metal. E mora com os pais. Um dia antes de o irmão mais velho (bonitão, rico, famoso e líder de uma das maiores bandas americanas no momento) sair em turnê, Tom é convidado a se juntar ao grupo, como roadie. Dizem que Matt Berninger não sabia dos planos do irmão em transformar tudo isso em um documentário, mas, seja lá qual for a verdade, ''Mistaken for Strangers'' tem recebido críticas absurdas. Entre elas, uma de Michael Moore, que disse ter sido “o melhor documentário de banda'' que ele já viu na vida.

***

– THE PUNK SINGER: A film about Kathleen Hanna

3/5, SÁBADO, 19h, CINE OLIDO
4/5, DOMINGO, 15h30, CCSP SALA 2

Se você lê a Popload já há algum tempo, deve saber quem é Kathleen Hanna. Ou já ouviu o nome dela ou das bandas dela por aqui algumas vezes. Da agitadíssima cena de Portland dos anos 90, punk, rrrriot girrrl, ativista feminista, entre outras coisas, Hanna foi vocalista do Bikini Kill e depois líder do Le Tigre. Além disso, era amiga do Nirvana e namorada do Dave Ghrol, também nos anos 90. Talvez você não saiba, mas foi ela quem pichou na parede da casa do Kurt Cobain a famosa frase “Kurt Smells Like Teen Spirit”, que mais tarde, virou você sabe o quê.

No documentário, feito entre 2010 e 2013, Hanna fala sobre tudo: “Abusos psicológicos que sofreu na infância, sua amizade com Kurt Cobain, as desavenças com a imprensa, sua luta pelos direitos femininos e a doença que lhe retirou dos palcos”. Ela sofre da “doença de Lyme” (doença transmitida por um carrapato) desde 2005 e da qual foi diagnosticada em 2010. Participam do filme: Joan Jett, Kim Gordon e seu marido Adam Horowitz (Beastie Boys), entre outros.

***

– AMERICAN INTERIOR

2/5, SEXTA, 19h, CINE OLIDO
4/5, DOMINGO, 21h, CINESESC
6/5, TERÇA, 20h30, CINEMATECA

Tudo começa com a história (lenda?) de um tal galês que teria descoberto a América antes de Colombo. Uau. Por essa a gente não esperava! Nem o tal John Evans, outro galês que resolveu levar a sério essa história e passou sete anos explorando os EUA e tentando refazer os passos do seu conterrâneo. Gruff Rhys, vocalista da banda Super Furry Aminals, resolveu fazer o mesmo, mas em menos tempo e usando o trajeto para escrever músicas e fazer shows. Rhys fez um álbum, um filme e uma turnê pelas cidades por onde Evans (o tal explorador) passou.

***

– THE GREAT HIP HOP HOAX

7/5, QUARTA, 18h, CCSP SALA 1
10/5, SÁBADO, 17h15, CINESESC

Muito falado no South by Southwest deste ano, este documentário é sobre uma dupla de hip hop escocesa que em 2003 fingiu ser americana para segurar um contrato bem grande com a Sony. O duo se chamava Silibil N' Brains e era formado pelos amigos Gavin Bain e Billy Boyd, que enganaram a indústria da música depois de forjar umas identidades como californianos. Eles conseguiram manter a farsa por dois anos. Chegaram a aparecer na MTV e viraram amigos dos caras do Green Day, da Kelly Osbourne e do grupo de rapper D12. O documentário conta direitinho essa história, e deixa a entender que os escoceses conseguiram manter a farsa porque aprontaram isso numa época pré-redes sociais.

***

– PULP: A FILM ABOUT LIFE, DEATH AND SUPERMARKETS

02/05, SEXTA, 21h, CINESESC
09/05, SEXTA, 20h, MIS

Mais de vinte anos depois de sucessos como 'Common People' e 'Disco 2000', o PULP voltou a Sheffield, sua cidade natal na Inglaterra, para um último show no país. Daí surgiram depoimentos sobre fama, amor e a cidade (e a importância da banda para ela e seus moradores). Tudo isso com pessoas comuns resgatadas pelo diretor nas ruas.

***

* Além dos filmes que destacamos acima, queremos ver: ''The Story of Descendents/All'' (sobre duas bandas punk da California no final dos anos 1970), ''Good Ol'Freda'' (sobre Freda Kelly, a secretária pessoal dos… BEATLES) e ''Supermensch – The Legend of Shep Gordon'' (sobre um manager doidão da música e do cinema, amigo de Michael Douglas, Alice Cooper e Steven Tyler).

** Toda a info do In-Edit está aqui.

>>