Blog POPLOAD

Neil Young solta novo disco. De 1970, no caso

Lúcio Ribeiro

>>

021213_neil1

O semi-Deus Neil Young continua no gás. Mesmo beirando os 70, o lendário cantor, compositor e guitarrista canadense anunciou mais um lançamento para sua rica e inconfundível discografia. No próximo dia 10, sai em formato físico o disco “Neil Young Live At The Cellar Door”, registro histórico de uma série de shows que o cantor fez na casa de shows entre novembro e dezembro de 1970. O último show da série de seis, inclusive, foi na data de 2 de dezembro daquele ano. Ou seja, 43 anos hoje.

A série de shows de Neil em Washington DC aconteceu em uma época importante de sua carreira, a de transição entre o fim do quarteto que ele formava com Crosby, Stills e Nash e seu clássico disco solo, “After The Gold Rush”, que havia sido lançado em menos de dois meses.

021213_neil2

Entre diversas faixas que se tornariam algumas das mais importantes de sua carreira e da história da música, a mini residência no Cellar Door reservou a primeira execução de “Old Man” e “Bag Fog of Loneliness” ao vivo. Há também uma versão rara de “Cinnamon Girl” no piano. Os shows inspiraram Neil a escrever também a canção “The Needle and the Damage Done”, que começou a ser tocada por ele poucas semanas depois, com referência clara ao “Cellar Door”.

O álbum sai na próxima semana como disco duplo, em CD e vinil. No Brasil, chega em janeiro. Mas já dá para ouvir na íntegra essa coisa classuda.

>>

Tags : neil young