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Descobridor dos Strokes descobre o Audac, de Curitiba

Lúcio Ribeiro

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Você não bota fé, mas essa história de ''novos curitibanos'' não é bafo. Eis acima o Audac sendo produzido por Gordon Raphael, o gigante na foto, à direita, o cara que produziu os primeiros Strokes. Foto é de Gabriel Franco

* O texto abaixo, a respeito do primeiro disco da banda curitibana Audac, mais a entrevista com Gordon Raphael, o ''descobridor dos Strokes'', saíram na edição de hoje da ''Folha de São Paulo''. Como sempre, reproduziremos aqui na Popload a versão na íntegra, ampliadaça.

Gordon Raphael, você sabe, não descobriu nada. Ele só estava na hora certa no lugar certo. Tanto lá em Nova York em 2000/2001 como em Florianópolis em 2013. A coisa toda é assim:

''Quando o americano Gordon Raphael me interpelou no Facebook perguntando se eu tinha ouvido o disco novo da Audac, banda de Curitiba, achei que tinha algo estranho nessa abordagem. Raphael é o produtor do primeiro EP da banda nova-iorquina Strokes, lá no começo do ano 2000, e logo na sequência assinou também a produção do extrafamoso primeiro álbum do grupo, “Is This It''. Ele carrega consigo a responsabilidade conjunta de à época ter mudado de alguma forma a cena roqueira e a música indie que é ouvida até hoje.
A pergunta sobre a Audac não tinha que ser de mim para ele?

A real é que Raphael esteve alguns dias no Brasil em julho, para participar de um workshop no estúdio Ouié Tohosound, em Florianópolis, a convite de uma rapaziada que recebe bandas novas brasileiras e argentinas para gravações e intercâmbios sonoros.
O produtor, que estava na Argentina, desviou sua rota a convite do estúdio brasileiro para, entre outras coisas, escolher uma banda brasileira para trabalhar. A ele foram mostradas cinco. Ele escolheu a Audac.
Grupo do novo rock de Curitiba, a Audac é formada por duas garotas, Alyssa Aquino (vocal e sintetizadores) e Debora Salomão (baixo e vocal), mais o guitarrista Alessandro Oliveira, ex-Copacabana Club, e Pablo Busetti, baterista.

À custa de um bom EP lançado no ano passado, “Bunker”, e no calor de uma certa ebulição da música nova curitibana, a Audac conseguiu um crédito indie na blogosfera e ainda fazer alguns shows fora do Paraná com sua música que é o mais perto que uma banda de rock pode chegar de uma viagem trip hop, vale a redundância.
Quando Gordon Raphael botou seus ouvidos na Audac pela primeira vez, achou uma talentosa banda de um som mais atmosférico, voltado à eletrônica. Escolheu os curitibanos. Mas calhou de vê-los tocarem em um bar de Florianópolis, poucos dias antes de gravarem no Tohosound, e achou que ao vivo a banda tinha uma importante guitarra e uma levada mais rock. Encantou-se com a Audac. E mudou os planos que tinha para ela, no estúdio.

O resultado desse encontro da Audac de Curitiba com o primeiro produtor que botou as mãos nos primeiros trabalhos dos Strokes (o segundo álbum, “Room on Fire”, também tem sua assinatura) acaba de ser lançado na internet, para venda no iTunes e audição no Soundcloud e no site da banda. O disco é bem bom.

O álbum de estreia do grupo brasileiro, homônimo, tem sete músicas, uma dela uma faixa de 37 segundos de introdução. Não está previsto o lançamento dele em CD. Já a versão em vinil chega em até dois meses.
Segundo o homem que moldou as primeiras músicas dos Strokes, músicas como “Brian May Coin” e “Dark Side,” do Audac, são canções que poderiam muito bem tocar nas rádios dos EUA e Europa.''

** Leia no próximo post a entrevista com Gordon Raphael, falando sobre sua primeira vez com os Strokes e sua primeira vez com o Audac.

Abaixo, duas músicas do disco do Audac, o primeiro da banda da cena novos curitibanos. As ótimas ''Distress'' e ''Dark Side''.

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