Blog POPLOAD

A rádio 6 Music e o Carnaval indie britânico

Lúcio Ribeiro

>>

Screen Shot 2014-03-05 at 12.10.00

* Então. No último final de semana, mais exatamente sexta e sábado passados, aconteceu em Manchester o primeiro BBC 6 Music Festival, a estreia em eventos grandes da emissora digital da BBC, que funciona na internet e em TV digital para os ingleses. Conhecida como a ''rádio do futuro'' da velha BBC, a 6 Music foi inaugurada em 2002 e conta comm uma das melhores programações de uma rádio do mundo para a música independente hoje.

Só que até 2010 a rádio corria sérios riscos de fechar. Mas sua performance em publicidade e audiência foi aumentando, aumentando e atualmente a 6 Music consegue atingir 2 milhões de pessoas semanalmente com programas variados de gente como o grande DJ radiofônico Steve Lamacq (diário) e o figuraça Jarvis Cocker, do Pulp (aos domingos à tarde).

Daí que chegou a hora de a BBC 6 Music mostrar sua força realizando um festival incrível, esse do final de semana. Em Manchester, não em Londres, porque sim. Dois palcos e uma tenda de DJ de silent disco (para ouvir a música, precisa usar fone de ouvido, distribuído na entrada, senão vira um lounge silencioso, bom para bater um papo sem música e longe da sonzeira sem fim dos palcos tipo assim).

O já citado Damon Albarn, Franz Ferdinand, James Blake, o poploadico Metronomy, The National, as Haim, Jake Bugg, The Horrors, o poploadico Jagwar Ma e a diva sueca Lykke Li estavam na lista de atrações, entre vários outros nomes.

Alguns dos shows foram transmitidos ao vivo e se encontram dando sopa por aí, na internetz. A gente faz abaixo uma espécie de ''melhores momentos'', tirando três deles: o do Damon Albarn que a gente já falou e o da Likke Li e do Jagwar Ma que ainda vamos falar.

>>