Blog POPLOAD

Arquivo : julho 2013

Not a crime? Gogol Bordello processa o vocalista do Gogol Bordello
Comentários Comente

Lúcio Ribeiro

>>

* In the old time, in the old time
In the old time it was not a crime!
What are you talking about?

Treta indie-cigana. Eugene Hütz, vocalista e líder da banda gypsy-indie-punk Gogol Bordello, quase brasileira por adoção, está sendo processado pelos demais integrantes da banda, comandados pelo ex-guitarrista Oren Kaplan, que acusa Eugene de desvio de dinheiro das contas bancárias do grupo.

A notícia foi denunciada pelo Hollywood Reporter e dá conta que o vocalista é acusado de ter extraído cerca de meio milhão de dólares do Gogol Bordello e distribuído o montante em depósitos como se fossem empréstimos para empresas que pertencem ao próprio cantor. Hutz teria definido para ele um salário mensal que entra no processo como prática de “self-dealing”, uma espécie de “auto-contratação”, na qual a própria pessoa determina seu salário.

Além disso, Kaplan acusa Eugene de ter feito um acordo publicitário com a Coca-Cola em uma época que o guitarrista estava afastado da banda, encorajado pelo próprio vocalista, após a morte de sua mãe.

A crise interna pode render muito bafafá nas próximas semanas para o Gogol Bordello, que lançou disco novo nesta semana, “Pura Vida Conspiracy”, e tem agenda lotada até o final do ano, incluindo uma apresentação no Rock In Rio e outras datas em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, em setembro.

Atualmente, a banda está em turnê pelos Estados Unidos.


Um fim de semana agitado na vida do Beck
Comentários Comente

Lúcio Ribeiro

>>

Um dos principais nomes que puxam a fila de atrações do festival Planeta Terra deste ano, o herói indie Beck está no gás. O final de semana passado do cantor e compositor foi bem puxado, podemos assim definir.

Beck fez três shows com roupagem acústica neste final de semana e participou do show do Wilco em Long Island, no tradicional e pomposo Jones Beach Theater. O Wilco, em turnê com Bob Dylan e My Morning Jacket (que já falamos aqui diversas vezes), recebeu Beck para diversas participações.

Primeiro, tocaram “I Am The Cosmos”, de Chris Bell, do Big Star. Depois mandaram “Califórnia Stars” de Woody Guthrie, lenda da música popular americana do início do século passado. Quase no fim do show, Beck voltou ao palco junto com outra banda, a Cibo Matto, que tem como integrante conhecido Sean Lennon, o filho do John. Aí foi a vez de mais ou menos 20 pessoas – incluindo o Beck, o Sean, o Andrew Bird (!!) e o Wilco – iniciarem um pequeno tributo aos Beatles com as canções “Yer Blues” e “Tomorrow Never Knows”. Ainda sobrou tempo para tocarem “Loser”, do próprio Beck, um dos maiores hinos da história da música alternativa.

Algumas dessas canções, tipo “Loser”, podem ser ouvidas abaixo.

* Fora tudo isso, Beck fechou o tradicional NewportFolk Festival no domingo, com um set acústico. O show inteiro também pode ser conferido na íntegra, em áudio.


Solange no Pitchfork Festival. Solange em uma lavanderia. Solange no Popload Gig…
Comentários Comente

Lúcio Ribeiro

>>

Só dá ela. A babe Knowles mais legal da família tem visita confirmada ao país via Popload Gig, você sabe. Solange apresenta seu pop com certo frescor indie moderno dia 21 de novembro, no Cine Joia, com ingressos já sendo vendidos em bom ritmo.

Recentemente vi o show da Solange no Pitchfork Festival, sob forte calor em um parque de Chicago, e achei tudo muito surpreendente em um caminho super positivo. Banda redondinha, estilosa e uma Solange sem medo do palco, sorridente, bem à vontade, cantando de forma natural e intensa. A moça canta muito e é um carisma só.

Dando gás a este papo “Solange está bombando em todo lugar”, na última segunda-feira ela se apresentou em uma LAVANDERIA no Brooklyn. Ela foi atração do “vitaminwater #uncapped series” (nome super Brooklyn), da revista Fader, e cantou a ótima “Bad Girls” na enorme Atlatis Super Wash Center, que fica na região moderna e charmosa de Boerum Hill, atualmente um dos espaços “mais Brooklyn” dentro do Brooklyn.

Solange, que mora na região, está mudando de cidade. Vai deixar a correria de Nova York e se mudar com o filho de 8 anos para a inspiradora Nova Orleans. A mudança, somada ao processo de composição e produção de seu próximo álbum, fizeram a cantora cancelar recentemente alguns shows pela Europa. Ela retoma firme a turnê norte-americana no final de agosto, em Los Angeles, antes de abrilhantar o Popload Gig.

Vem, Solange.

* Fotos: Fader


2014 já começou para o Arcade Fire
Comentários Comente

Lúcio Ribeiro

>>

O ano de 2013 ainda não acabou, é claro, mas o mundo indie já volta seu olhar esperto e exigente para o novo disco do Arcade Fire, ainda sem título ou detalhes divulgados, mas que a gente sabe que será lançado dia 29 de outubro e tem a produção de um tal James Murphy.

Trabalhando na surdina desde o fim da turnê do aclamadíssimo e super premiado disco “The Suburs”, a banda canadense anunciou a data de lançamento do novo álbum de maneira bem diferente, apenas respondendo um fã no Twitter. Agora, vem da Austrália a notícia dos primeiros shows conhecidos da nova turnê da turma do Win Butler.

O Arcade Fire será uma das principais atrações do tradicional Big Day Out, uma espécie de “série de festivais” que acontece durante três semanas em cidades da Austrália e Nova Zelândia, em janeiro e fevereiro. O grupo canadense foi anunciado junto com outros nomes como Pearl Jam, Blur, Major Lazer, Snoop Lion e Tame Impala.

Tudo indica que 2014 vai ser um ano de correria para os canadenses.


Franz Ferdinand querendo conquistar a América, parte 2
Comentários Comente

Lúcio Ribeiro

>>

Não é novidade que a Popload é fã do Franz Ferdinand, uma das bandas mais adoradas do mundo indie. Este espaço destacou ontem que o grupo escocês está em uma espécie de mini-turnê de divulgação de seu novo disco “Right Thoughts, Right Words, Right Action” em programas de rádio e TV nos Estados Unidos.

Recentemente, gravaram participação e pocket show para o David Letterman. Anteontem, tocaram no Conan O’Brien. Ontem, se apresentaram na importante rádio indie KCRW, de Los Angeles, uma das estações que melhor sabe fazer sessions de bandas no mundo. Por lá, tocaram o single “Right Action” e outra faixa delícia do disco, “Love Illumination”.

“Right Thoughts, Right Words, Right Action”, quarto disco de estúdio do Franz Ferdinand, será lançado dia 26 de agosto.


Vinte anos depois, “In Utero” do Nirvana será relançado em versão turbinada
Comentários Comente

Lúcio Ribeiro

>>

Depois do retumbante sucesso das comemorações dos 20 anos de “Nevermind”, aquele disco pontual daquele tal Nirvana, que rolaram durante o ano de 2011, mais uma leva comemorativa que reverbera e relembra a incrível história da maior banda norte-americana dos últimos tempos vai se iniciar em setembro, quando vão se completar também 20 anos de outro lançamento master da discografia do grupo, o álbum “In Útero”.

Considerado um dos discos mais viscerais da curta carreira da banda de Kurt Cobain, o disco, terceiro deles, foi produzido por Steve Albini e nasceu com a grande responsabilidade de suceder “Nevermind”, em 1993.

Eleito na época como “disco do ano” por publicações como LA Times e Rolling Stone, “In Utero” ficou marcado por faixas como “Heart-Shaped Box”, “Rape Me” e “Dumb”. Em setembro próximo, o disco será relançado em uma super edição de luxo que vai incluir nada menos que 70 faixas bônus entre gravações remasterizadas, remixes, faixas demos e materiais inéditos. Junto com o material, será lançado também, na íntegra (em CD e DVD), um dos lendários shows do grupo – “Live and Loud” – realizado em Seattle em 13 de dezembro de 1993, no Píer 48.

O box sai dia 24 de setembro.


Há 12 anos, era lançado o “Is This It”, dos Strokes. E daí…
Comentários Comente

Lúcio Ribeiro

>>

* Pegando carona em boa lembrança da “Rolling Stone” americana, hoje faz 12 anos que saiu o primeiro disco dos Strokes, o “Is This It”, álbum que mudou bem nossas vidas, de alguma forma. Os predicados de “Is This It”, como catalisador de transformações na juventude roqueira (ouso dizer que o disco mudou quase que imediatamente a noite de São Paulo, veja você), são vários e a essa altura desnecessários de relembrar. Mas acontece que, coincidentemente, por outros motivos eu conversei recentemente com Gordon Rafael, o cara que aconteceu de produzir o primeiro disco daquela bandinha nova-iorquina de rock de garagem de sujeitos bem nascidos com cara de sujinhos que frequentavam/moravam no LES. A banda iniciante e o disco em si caíram na sua mão. E aconteceu o que aconteceu. Com os Strokes principalmente, com a nova música em geral e, claro, com Rafael. Entre várias questões sobre 2001 e os Strokes e o novo rock, perguntei se, à medida que ele gravava o “Is This It”, ele imaginava o barulho que aquele trabalho iria causar. Veja, Rafael já tinha gravado o EP de três músicas “The Modern Age”, uma “demo tape” de apresentação dos Strokes, que já tinha causado uma pequena comoção indie. O álbum veio rápido graças ao buchicho desse EP.

Os Strokes e as Brahmas em um boteco sujo de Nova York, que encafifou os brasileiros lá por 2001, quando a banda apareceu. Depois, descobriu-se, era coisa do baterista Fabrizio Moretti, que tinha nascido no Rio

E o que Gordon Rafael respondeu é o seguinte: “Eu não tinha se alguém fora daquela sala de gravação iria ouvir uma música dos Strokes. Na verdade, na época eu achava que ninguém ligava para guitarras, porque em Nova York só se falava de DJs e técnico e pop music estúpida (na minha opinião). Então eu fiquei completamente surpreso que os Strokes se tornaram “A Coisa” e logo depois “A Grande Coisa” também para a cultura rock e a música moderna”.

Para “enfeitar” o post, Strokes em 2001 na MTV europeia, mandando ao vivo as fantásticas “The Modern Age”, “Is This It” e “Last Nite”.

>>


TV On The Radio bota o pé no acelerador
Comentários Comente

Lúcio Ribeiro

>>

Em maio passado, o bom TV On The Radio tocou uma música inédita durante show no All Tomorrow’s Parties, festival que teve curadoria da banda. Na ocasião, o TVOTR botou para se apresentar em Londres nomes como Death Grips, De La Soul e CSS.

A então faixa inédita é “Mercy”, espécie de punk de vanguarda tocado pelo Maxïmo Park, com tecladinho imponente que faz lembrar o Inspiral Carpets, apontando um novo direcionamento no som da banda. Este é o primeiro lançamento do grupo no novo selo, Federal Prism, propriedade de Dave Sitek, que é integrante e produtor da banda, atualmente um dos nomes mais requisitados do mercado. Um disco novo deve ser lançado pela banda até o fim do ano.

A versão de estúdio de “Mercy” foi liberada hoje e ficou mais ou menos assim.


Franz Ferdinand querendo conquistar a América
Comentários 1

Lúcio Ribeiro

>>

Não dá para ficar enjoado com essa “Right Action”, deliciosa nova música do Franz Ferdinand, cartão de visitas para o quarto disco de estúdio da banda escocesa, “Right Thoughts, Right Words, Right Action”, que será lançado dia 26 de agosto.

Eles estão nos Estados Unidos fazendo trabalhando de divulgação do álbum. Depois do Letterman, tocaram ontem no programa do Conan O’Brien e tudo rolou direitinho, claro.


O quê? O show do Gossip não…
Comentários Comente

Lúcio Ribeiro

>>

* Então. Agitos nos bastidores do showbis tupiniquim dão pinta de que os shows sul-americanos podem ser adiados. E o problema, DESTA VEZ, nem é com a Beth Ditto. Nem com o Brasil. A informação ainda é confusa, mas pode ser que nas próximas horas aconteça o aviso. No meio da confusão, ventilam que as apresentações serão apenas adiadas, não canceladas. A ideia é que aconteça ainda neste 2013. Vamos ver o que se confirma.

Beth Ditto e seu Gossip têm um histórico acidentado de shows no Brasil. A banda já cancelou dois shows em outras ocasiões, 2008 (Tim Festival) e 2010 (festival da Chilli Beans), ambos anunciados e vendendo ingressos. Mas o grupo finalmente veio no Planeta Terra Festival, no ano passado, portanto menos de um ano depois. Ainda assim, rolou um pequeno susto. Na vinda de uma apresentação da Argentina para cá, ela trocou seu vôo, cancelou a passagem de som no Planeta Terra e acendeu o sinal de alerta na produção do festival, depois que conheceu uma argentina. Mas veio, tocou e o show foi bem bom.

Até agora a banda está marcada para tocar no HSBC Brasil, em São Paulo, dia 27 de agosto, dentro da programação do Live Music Rocks, da XYZ Live. No Rio o show (ainda) está programado para o dia seguinte, 28, no Circo Voador.

>>